Atividades Integrativas: comemoração do Dia das Mães 2016

Reflexão
Atividades Integrativas: comemoração do Dia das Mães 2016
Na manhã desta quinta-feira (12), alunos e servidores das atividades integrativas do Ipsemc e Centro de Convivência do Idoso, se reuniram para mais uma alegre e emocionante celebração do Dia das Mães.

Como se sabe, o programa de atividades integrativas é direcionado às pessoas da Terceira Idade, então, esta data pra eles se reveste de vários significados. Primeiro, porque a mães de muitos deles “já estão em seu descanso”, pelo que a data alimenta o coração de saudades, lembranças afáveis, de motivação para continuar homenageando este ser tão querido. Segundo, porque também há entre eles os que desempenham a função de ser pais e mães duplamente porque são também avós. Terceiro, entre eles também existem os que conhecem verdadeiramente as dificuldades, tristezas, vitórias e alegrias no exercício da função materna.

A comemoração teve início às 8h com as boas-vindas da prof.ª Vanessa Lena, Coordenadora do CCI, que presenteou o público com uma mensagem apaixonada: “Uma das maiores bênçãos da vida é possuir mãe. Seu amor é comparado ao amor divino. Seu cuidado foi registrado pelo próprio Deus. Seu amor leva-a a realizar tarefas árduas, a encarar o sofrimento e o sacrifício de si mesma. O amor materno principia cedo e continua enquanto a mãe viver. Um grande escritor assim afirmava: ‘A mão que embala o berço é a mão que governa o mundo’. O sucesso dos grandes homens, dos heróis através dos séculos, a grandeza dos povos, busque-se a razão de ser e lá encontrar-se-á a eterna, a única: a mãe. Portanto, neste dia damos graças ao Pai do Céu pela mãe que temos ou tivemos, pois ainda morta, vive - vive como suave aroma na saudade que deixou, como inspiração de amor aos filhos. Assim, façamos nossa a seguinte súplica: ‘Recebe, o meu Deus, a gratidão incontida de minha alma pela mãe que tu me deste, sem que eu merecesse. Ajuda-me a seguir sempre seus conselhos e a conduzir-me segundo os ensinamentos ministrados por ela, pois que eles são os teus ensinos e originam-se na tua palavra’”.

Logo após, a aluna Creuza Rocha declamou o cordel “O valor de uma Mãe”, seguida pelas alunas Penha Nascimento, Maria José Soares, Maria José Lima e Zuleide Silva, que encenaram na base do improviso a peça “A mãe abandonada". A programação contou ainda com a apresentação de Coral coordenado pela prof.ª Fátima França e grupo de violão do CCI, com prof. Adriano Taurino.

O evento foi encerrado com sorteio de brindes, distribuição de lembrancinhas e o tradicional coffee break à base de alimentos leves.

Índice de notícias e reflexões

Comentários