Dia Internacional da Terra: valorize seu futuro!

Reflexão
Dia Internacional da Terra: valorize seu futuro!
Hoje é o Dia Internacional da Terra, data criada pelo senador norte-americano e ativista ambiental Gaylord Nelson, em 22 de Abril de 1970, após tomar conhecimento do grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969, que causou muita destruição no meio ambiente. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, com o nome oficial de Dia Internacional da Mãe Terra. O objetivo principal é conscientizar as pessoas de todo mundo da importância de conservar, cuidar, restabelecer o equilíbrio do planeta por meio de ações responsáveis que garantam a sustentabilidade do meio ambiente, isto é, uma economia e sociedade que respeitem o meio ambiente, a fim de garantir qualidade de vida para as gerações atuais e futuras dos homens e demais criaturas existentes.

Como exemplo dos efeitos de ação irresponsável do homem, recentemente, em novembro de 2015, ocorreu no Brasil o rompimento da barragem de rejeitos de minérios da mineradora Samarco, no município de Mariana/MG, que continua ainda causando muito estrago e perda financeira. A lama do minério percorreu mais de 700 quilômetros (km), até chegar na costa marinha do município de Linhares/ES. No desastre, animais e pessoas morreram, muitos ficaram sem casas e perderam tudo.

O nosso planeta é abençoado, dele o homem e todas as criaturas existentes retiram seu sustento e sua sobrevivência. A diferença entre o homem e as demais criaturas é que o homem durante muito tempo, principalmente a partir do processo de industrialização, alterou drasticamente a exploração dos recursos naturais do planeta. É justamente esta mentalidade e forma de agir destrutiva que precisa ser mudada, em respeito a nós mesmos, ao planeta e às demais criaturas que compartilham conosco o mesmo lar.

Assim, sejamos conscientes cada um de nós e valorizemos nossa grande habitação, que é este lindo planeta. Neste sentido, o Ipsemc tem adotado ações sustentáveis, que procuram respeitar o meio ambiente, dentro de sua política de sustentabilidade, entre as quais, podemos destacar: economia de água e luz, coleta seletiva de lixo, uso de papel reciclado e/ou certificado, lembranças feitas de material reciclado, entre outras.

Faça sua parte em casa também. Eis algumas coisas que você pode fazer para respeitar o meio ambiente:

- Evite o desperdício de água e luz. Não deixe a água ligada direto quando escovar os dentes nem quando estiver passando sabão ou xampu. Quando algum recinto da casa não estiver sendo utilizado, apague lâmpadas, ventiladores, aparelhos de ar-condicionado etc. Sempre deixe fora da tomada os aparelhos eletrônicos.

- Evite o consumo desnecessário de bens, pois consomem recursos da natureza e podem com o tempo produzir lixo;

- Evite o desperdício de alimentos, pois estes quando jogados no lixo produzem o terrível chorume, que pode penetrar e consequentemente contaminar a água subterrânea;

- Cobre de suas autoridades ações sustentáveis;

- Valorize as empresas que respeitam o meio ambiente;

- Se houver espaço em sua residência, plante uma árvore, pois a mesma ajuda na redução do CO2 (dióxido de carbono) e filtrar as partículas ruins do ar. Lembrando que uma grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao meio ambiente, uma vez que é responsável pelo efeito estufa;

- Não utilize sacos plásticos, prefira as de papel ou pano. Milhares de sacos de plástico vão para o lixão diariamente, poluindo ainda rios, solos e levam de 100 a 150 anos para serem degradadas no ambiente. Também são confundidos com alimentos por aves, peixes e outras espécies.

Valorize seu futuro. Pense nisso!

Índice de notícias e reflexões