IV Seminário de Previdência da ASPREVPB – evento de qualificação

O Ipsemc participou no período de 02 a 04 de agosto do IV Seminário Estadual de Previdência, evento promovido pela ASPREVPB no Aram Beach Convention Hotel, Tambaú, JP/PB, com mais de 200 participantes. Foi um momento imperdível de crescimento em conhecimento e experiência, no qual os participantes puderam se atualizar quanto aos principais temas da área previdenciária com técnicos e profissionais altamente renomados na Paraíba e no Brasil.

O Seminário contou cm a presença de representantes do Ministério do Trabalho e Previdência – MTP, Tribunal de Contas do Estado – TCE/PB, além de autoridades e gestores municipais de diversos municípios da Paraíba, Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo, dentre outros.

Nossos sinceros parabéns à ASPREVPB pela organização e atualidade do empreendimento.

Atividades Integrativas – festejos juninos de 2023

Entre as Atividades Integrativas desenvolvidas pelo Ipsemc/CCI no período junino as viagens ao Sítio São João, em Campina Grande, e o Trem do Forró são as mais esperadas pelos alunos do Programa.

O passeio recreativo ocorreu no dia 22 de junho e contou com a presença de cerca de 30 alunos do Programa.

 

Ipsemc aprovado em auditoria do Pró Gestão Nível III

Nos dias 27 e 28 de outubro o nosso RPPS IPSEMC passou por uma auditoria presencial de supervisão do Programa Pró Gestão RPPS, realizada pela empresa certificadora ICQ – Brasil – Instituto de Certificação Qualidade Brasil.
A auditoria realizada pela auditora Ketley Morais verificou diversos aspectos do Instituto divididos em 3 grandes dimensões ou pilares da Governança:
Dimensão/Pilar: Controle Interno
I- Mapeamento das atividades das áreas de atuação do RPPS
II- Manualização das atividades das áreas de atuação do RPPS
III- Capacitação e certificação dos Gestores e servidores das áreas de risco
IV- Estrutura de controle interno
V- Política de segurança da informação
VI- Gestão e controle da base de dados cadastrais dos servidores ativos, aposentados e pensionistas.
Dimensão/Pilar: Governança Corporativa
I- Relatório de Governança Corporativa
II- Planejamento
III- Relatório de gestão atuarial
IV- Código de ética da Instituição
V- Políticas previdenciárias de saúde e segurança do servidor
VI- Política de investimentos
VII- Comitê de investimentos
VIII- Transparência
IX- Definição de limites de alçadas
X- Segregação das atividades
XI- Ouvidoria
XII- Diretoria executiva
XIII- Conselho fiscal
XIV-Conselho deliberativo
XV- Mandato, representação e recondução
XVI- Gestão de pessoas
Dimensão/Pilar: Educação Previdenciaria
I- Plano de ação de capacitação
II- Ações de diálogo com segurados e a sociedade
Estamos, realmente, cansados, pois enquadrar-se a um padrão de excelência demanda muito trabalho, dedicação, compromisso, exclusividade e muito amor pela causa. Cada auditoria é uma oportunidade de melhorias até chegarmos à excelência que desejamos.
Palavra de gratidão da Presidente do Ipsemc, Léa Santana Praxedes:
“Parabéns para todos vocês e muito obrigada por toda a colaboração. Obrigada pela resiliência, por acreditar que somos capazes de vencer, pois Deus é o nosso Refúgio e Fortaleza em meio a toda ausência de reconhecimento e gratidão de muitos que não tem ideia por onde passamos! Todos estavam com o rostinho cansado no final do dia. Eu mesma pensei que fosse parar, pois a fadiga tomou conta. Contudo estou feliz por termos sido avaliados dentro de um alto padrão mais uma vez e termos obtido êxitos na manutenção de nossa certificação de qualidade, não obstante necessite-se avançar com o complemento até a supervisão final. Não vai ser fácil, eu bem sei. Muito trabalho nos espera. Não desanimemos, sigamos firmes e fortes, pois chegaremos lá, tenho certeza que Deus nos ajudará.”

Atividades Integrativas – aulas de violão com Adriano Taurino em pleno funcionamento

Prof. Adriano Taurino tem dado continuidade ao Curso de Violão dentro do Programa de Atividades Integrativas desenvolvido pelo Ipsemc em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Ainda estamos especialmente atentos à pandemia de COVID-19 e em empenho constante para retomar de modo gradual e seguro o Programa de Atividades Integrativas. No momento, foram acertados o retorno imediato com aulas mistas (presencial e online) e divisão de turmas das atividades de Artes, com profªs Walquíria Araújo e Marinês Salviano; Violão, com prof. Adriano Taurino; e Terapia em Grupo, com Ernúbia Rufino, psicóloga. O Projeto Escola de Postura, promovido pelo Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê em parceria com o Ipsemc/Centro de Convivência do Idoso – CCI, também está confirmado. A Escola de Postura é especialmente dirigida para pessoas da terceira idade, fazendo parte do estágio supervisionado dos alunos do curso de Fisioterapia do Unipê. O projeto é coordenado pela prof.ª Rachel Cavalcanti Fonseca.

Terapia em grupo desenvolvida de forma online e física

A psicóloga Ernúbia Rufino, professora da atividade de Terapia em Grupo Programa de Atividades Integrativas do Ipsemc, de modo idêntico às atividades de artes, elaborou um método de ensino baseado em uma série de atividades para serem desenvolvidas em casa pelos alunos matriculados, isso em virtude ainda da suspensão das aulas presenciais  do Programa, ainda sem data de retorno pleno e presencial. “No momento, deve-se ter ainda toda cautela a fim de não expor os alunos que constituem grupo de risco da Terceira Idade, o mais vulnerável ao COVID-19”, relata Vanessa Lena, Coordenadora do CCI – Centro de Convivência do Idoso.

O método pedagógico aplicado é a seguinte:  professora Ernúbia elabora o material, orienta pela internet os alunos da atividade e envia a atividade proposta ao CCI para impressão, onde o material é rigorosamente higienizado, conforme as normas sanitárias da OMS (Organização Mundial da Saúde), até sua seleção e separação, etapa feita no Ipsemc pela prof.ª Vanessa Lena, com uso de máscaras, luvas e álcool em gel, o qual  é entregue na casa das alunas, que recebem o material higienizado para responder questionários e desenvolver múltiplas atividades de caráter educacional e terapêutico. Após as respostas, o material é recolhido pelo Ipsemc, repetindo todo processo de higienização, ou seja, em todas as etapas a higienização é constante.

A orientação da atividade é feita também de forma online com envio de vídeos e textos por aplicativos a fim de que as alunas entendam e desenvolvam a atividade proposta.  Os materiais são entregues à professora Ernúbia para avaliação e  discussão com as alunas da atividade, ficando arquivadas no CCI após finalização, para acompanhamento da atividade.

Sobre as Atividades Integrativas do Ipsemc/CCI

O Ipsemc desenvolve o Programa de Educação Previdenciária de forma geral com apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e respectivas Secretarias, cujos servidores constituem seu principal público-alvo. Já o Programa de Atividades Integrativas é desenvolvido em parceria com a PMC por meio da Secretaria de Assistência Social, ao qual o CCI – Centro de Convivência do Idoso é diretamente vinculado.  Também são parceiras do Programa de Atividades Integrativas: • Secretarias de Educação, que designa e cede professores para diferentes atividades; • Secretaria de Saúde, que contribui designando profissionais de medicina, enfermagem, fisioterapia, entre outros para avaliar os alunos ou profissionais diversos para seminários sobre temas da área de saúde; e • Secretaria de Transporte – que cede transporte gratuito para viagens sempre que disponível.

Comunicado importante sobre Quarentena e atual Pandemia

Caríssimos segurados e demais cidadãos aqui atendidos, como é de 18conhecimento de todos, os Governos Federal, Estadual e Municipal tomaram várias medidas visando evitar a propagação do Novo Coronavírus.
Inclusive, o governo municipal baixou o decreto nº 11/ 2020 tomando medidas relevantes para que essa pandemia seja contida, pois a situação é de emergência de saúde pública em todo o mundo. Desta forma, o IPSEMC adota, a partir de hoje, algumas medidas importantes visando preservar a saúde de todos vocês e dos nossos funcionários; também neste sentido dentre outras medidas publicadas na portaria 18/2020 – GAPRES:
• Ficam suspensos, temporariamente até ulterior deliberação, os atendimentos presenciais ao público em geral, salvo aqueles de extrema necessidade que poderão ser informados por meio da ouvidoria ou contato disponibilizado no portal do IPSEMC: www.ipsemc.pb.gov.br.
Por esta razão e para o andamento da governança previdenciária, o expediente seguirá totalmente interno com um número reduzido de servidores necessários ao funcionamento regular da autarquia, sob um regime de rodízio de plantão devidamente escalado, dentro do horário das 08:00 às 12:00 horas.
Os servidores que não estiverem de plantão realizarão suas atividades normalmente via Home Office, de modo que não haja qualquer prejuízo ao regular trâmite das atividades previdenciárias dentro das possibilidades existentes, mesmo porque alguns pilares da gestão dependem do funcionamento de secretarias municipais que estão diretamente ligadas ao sistema previdenciário municipal.
O IPSEMC se coloca à disposição para prestar maiores esclarecimentos, garantido a qualidade na prestação de seus serviços junto aos clientes/segurados ativos e inativos e sociedade em geral, por meio do portal www.ipsemc.pb.gov.br e e-mails informados nos menus: Ouvidoria e Contato no próprio portal ou e-mail geral: ipsemc@ipsemc.pb.gov.br.
Recomendamos que todos, humildemente, obedeçam às normas estabelecidas pelos nossos Governos Federal, Estadual e Municipal, porque a responsabilidade é de todos nós.
Vamos fazer a nossa parte! Vamos fazer diferente e deus nos ajudará a vencer essa batalha! “Se Deus é por nós, quem é o Coronavírus contra nós?” Mas vamos fazer a nossa parte!
A prefeitura municipal de cabedelo publica boletins diários em seu portal: http://cabedelo.pb.gov.br, com número de casos suspeitos e identificados no município.
Conforme Decreto nº 11, de 17 de março de 2020, da prefeitura municipal de cabedelo: “Art. 22. Fica disponibilizado pela prefeitura municipal de Cabedelo/PB, o número 083 98809-1398, para dúvidas, orientações e atendimentos acerca de casos suspeitos de novo Coronavírus (Covid-19)”.
Agradecemos a compreensão!