Grupo de Atividades Integrativas visitam aluna Terezinha de Jesus

Na manhã do dia 02 de agosto, representantes do nosso grupo de atividades integrativas visitou a aluna Terezinha de Jesus Pereira, que sofreu a perda da irmã e está muito abatida. Então as alunas Maria José Costa de Lima, Maria Severina Camilo, Maria das Graças Nunes e Maria das Graças Rodrigues da Silvado junto com a Prof.ª de Educação Física Andréa Pereira prestar lhe solidariedade.

Essas visitas ocorrem sempre que um aluno está impossibilitado, de alguma forma, seja por doença, incapacidade temporária, estado emocional etc. de comparecer as atividades integrativas desenvolvidas pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) e Ipsemc.

“Arraiá do CCI” anima os alunos do Programa de Atividades Integrativas

Na tarde do dia 19 de junho foi concluída a programação junina dos alunos do Programa de Atividades Integrativas do Ipsemc e CCI, na sede do instituto. O evento chamado “Arraiá do CCI” foi aberto pela sua Coordenadora Vanessa Lena, que saudou calorosamente o público, já puxando as energias de cada um para se divertir. Comparecerem cerca de 70 alunos, a maior parte caracterizada para a festividade. A decoraçaão do ambiente foi idealizada pela prof.ª de Artes Walquíria Araújo e executada por ela e seu alunos.

A programação do evento cumpriu a seguinte ordem:

– Apresentação da nossa querida D. Têca do Côco que interpretou a música “Mineiro Pau”;

– Leitura do Cordel: Festejo Junino por Vanessa Lena;

– Desfile da Rainha e do Rei do Milho, aberto pelo casal Srª Eunice e Sr. João, que, após o desfile, passaram a faixa para Maria Aparecida Carvalho, Rainha do Milho 2018 e Milton Teixeira, Rei do MIlho 2018;

– Apresentação do Grupo de Dança da Prof.ª Sílvia Xavier;

– Apresentação de show de sanfona com Lilly Xispê.

Encerrando a grade de apresentações, a quadrilha “Poderosas do CCI”, formada por alunos do Programa de Atividades Integrativas, colocou todo público pra dançar com suas coreografias bem animadas ao rítimo de forró.

Sobre o evento, a aluna Creuza Rocha declarou “estar muito grata e emocionada com o evento, que foi nota 10. Parabéns à profª Walquíria pela decoração”. “Vocês estão de parabéns. Festa muito animada, linda, organizada. parabéns para todos que trabalharam na execução da festa”, declarou a aluna Maria de Fátima Silva.

Vanessa Lena destaca “que é muito importante não só a alegria e participação dos alunos, como também aqueles que nos ajudaram desde o início para realização do nosso Arraial Junino, a eles nosso profundo e sincero obrigado: São Braz, pela doação de kits juninos, à Secretaria de Assistência Social (Semas) por tudo que continuamente tem feito e pelas saborosas comidas típicas que nos ofereceram, aos alunos de modo geral que tanto contribuíram para que isso fosse possível, enfim a todos que direta e indiretamente nos deram sua contribuição. Acho muito importante destacar ainda nossa união, fé e motivação, sem as quais não conseguiríamos ir adiante”.

Tenham todos um ótimo período de festas.

Atividades Integrativas – alunos visitam sítio São João, em Campina Grande/PB

No dia 14 de junho, nossos alunos fizeram um divertido passeio para o sítio São João, em Campina Grande/PB. Lá se deliciaram com as comidas típicas e dançaram muito forró.

“Fomos os primeiros a chegar”, afirmou animada Angela Moreira, servidora do Centro de Convivência do Idoso (CCI), “fizemos tanto sucesso com nossa alegria que os funcionários comentaram que nunca viram um grupo tão animado”.

Vanessa Lena, Coordenadora do CCI, explica que “proporcionar lazer, descontração, momentos engraçados e de muita alegria à Terceira Idade é certamente uma das melhores formas de promover sua qualidade de vida. O grupo ama passear e nos divertimos muito tanto relembrando nossas histórias e outros passeios quanto curtindo os momentos que unidos podemos vivenciar. A juventude, a infância, a maturidade em muito estão dentro de nós.”

O passeio foi um dos itens da programação definida para os festejos juninos dos alunos do Programas de Atividades Integrativas.

Sobre as Atividades Integrativas 

O Ipsemc desenvolve desde 2005 o Programa de Atividades Integrativas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI, que é vinculado à Secretaria de Bem-Estar Social), Secretarias de Educação e Saúde e tem como principal objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para os indivíduos da Terceira Idade que se matriculam nas atividades, as quais envolvem desde passeios turísticos e educativos a exercícios físicos, como hidroginástica, postura corporal, dança (moderna e popular), violão, fisioterapia, artes, entre outros.

Sobre o Centro de Convivência do Idoso (CCI)

O CCI é uma instituição criada pela Lei 1.529 da Prefeitura Municipal de Cabedelo, com a finalidade de assegurar a execução de políticas de atendimento e defesa dos direitos do idoso prevista na Lei n° 8.842/94 e Lei n° 10.741/03 (Estatuto do Idoso), notadamente o atendimento das necessidades sociais do idoso, estimulando a sua integração junto à família e à comunidade. O seu público-alvo constitui-se de pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade. Em parceria com o Ipsemc são desenvolvidas atividades integrativas, que basicamente procuram oferecer terapia ocupacional, assistência à saúde dentro dos parâmetros legais, atividades físicas e culturais e assistência psicossocial.

Celebração do Dia das Mães de 2018

O Ipsemc e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) celebraram na manhã do dia 24 de maio o Dia das Mães com os alunos do Programa de Atividades Integrativas. O evento contou com a honrosa presença do Prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Peixoto Castelliano, que abriu a festividade homenageando as mães. Léa Praxedes, presidente do Ipsemc, também exaltou a importância, gratidão e amor que as mães representam na vida de cada um.

Vanessa Lena, Coordenadora do CCI, conduziu a programação de apresentações que foi aberta com uma apresentação de 30 minutos do afinadíssimo prof. de música Adriano Taurino que cantou músicas em homenagem às mães. Logo após, a aluna Rosemery declamou a poesia “A Arte de ser Mãe”.

As alunas Maria Nazaré, Roberta, Ana Maria Cavalcante, Edna Nascimento e Maria José Lima apresentaram um jogral com muito carinho também evocando a data e distribuíram rosas para o público.

No momento mais emocionante do dia, a aluna Risalva Gomes do Nascimento, que completa 84 anos no mês de junho, declamou com força e com os olhos cheios de lágrimas uma poesia declarando o amor pela mãe, fazendo muitos caírem em pranto também.

Fechando as apresentações o Grupo de Violão coordenado pelo prof. Adriano Taurino apresentou 3 músicas para a comemoração, seguido pela Grupo de dança “Luz e Cor” coordenado pela prof.ª Sílvia Xavier e da aluna Teca que cantou “Obrigado Mamãe” de Agnaldo Timóteo. O evento foi finalizado com muita música, animação, lanches e lembrancinhas de material reciclado feitos sob orientação da prof.ª de Artes Walquíria Araújo, que também idealizou a linda decoração do local, baseada em rosas multicoloridas de cartolina e um coração gigante, do tamanho do amor de uma mãe.

Sobre o evento Vanessa Lena afirmou que “a celebração é uma das mais esperadas pelos alunos, porque quase todos representam o papel de ser mãe uma vez que a maioria é do gênero feminino, e ainda sentem saudades daquela que tanto amor, carinho e cuidado lhes passou durante a vida. Por isso, os alunos e todos nós que vemos eventos deste tipo nos emocionamos muito”.

O Ipsemc agradece a todos que contribuíram para realização desta celebração.

Confira mais fotos do evento:

Atividade Integrativas – Comemoração da Páscoa de 2018

Na manhã do dia 19 de abril, no pátio externo do instituto, foi comemorada a Páscoa de 2018 pelos alunos do Programa de Atividades Integrativas, o qual é realizado através de parceria entre o Ipsemc e o Centro de Convivência do Idoso – CCI.

O evento foi aberto com uma mensagem pascal pela prof.ª Vanessa Lena, Coordenadora do CCI. Logo em seguida, Léa Praxedes, Presidente do Ipsemc, saudou o público evocando a importância da data para a cristandade. A Presidente foi surpreendida com uma homenagem especial organizada pelo grupo de atividades integrativas, com uma apresentação harmoniosa e vibrante do violinista Paulo Barreto, membro da orquestra sinfônica da Paraíba, que tocou o hino “Tu és Fiel “. O momento tocou profundamente o público e muitos choraram.

Rosimeire Figueiredo, Risalva Gomes e Teca do Coco, todas alunas do programa, deram sua contribuição com demonstração de poesia, mensagens de reflexão e interpretação de canções.

O grupo de violão do programa, coordenado pelo prof. Adriano Taurino, apresentou as canções “Cio da Terra ” e “O Homem “, mostrando na prática o que esta atividade tem desenvolvido musicalmente em seus alunos.

Fechando de forma apoteótica a grade de apresentações, o violinista Paulo Barreto mesclou em seu show músicas de forró e xote com músicas religiosas bem conhecidas pelo público, que cantou, dançou e se emocionou efusivamente. O artista foi muito aplaudido.

Ao fim da celebração, os presentes foram presenteados com lembrancinhas com tema pascal, feitas de material reciclado, que é uma das prioridades do ensino de artes no Programa de Atividades Integrativas.

Confira mais fotos do evento:

Palestras para promoção do Programa de Educação Previdenciária – PEP do Ipsemc

Na manhã dos dias 12, 13 e 16 e abril, no auditório do instituto, o Ipsemc apresentou mais uma série de palestras definidas no Programa de Educação Previdenciária – PEP, desta vez dirigidas aos Agentes de Saúde do município. Cada palestra durou cerca de 3 horas e teve a Presidente do Ipsemc, Léa Santana Praxedes, como ministradora.

O primeiro objetivo foi repassar informações gerais da situação gerencial e financeira encontrada no Ipsemc há mais de uma década e a situação encontrada hoje, apresentando os fatos históricos mais importantes neste período, desde sua criação, problemas enfrentados na gestão, adequação à legislação previdenciária até as principais ações que levaram ao equilíbrio financeira e atuarial do instituto e suas conquistas ao longo do tempo, bem como, de forma resumida, os principais pontos do Planejamento Estratégico do período de 2013 a 2017 e de 2018 a 2023.

A palestra englobou ainda legislação previdenciária, tipos de benefícios, avaliação atuarial, equilíbrio financeiro, penalidades para o município, abono de permanência, paridade, entre outros, sendo finalizada com o relatório de prestação de contas do instituto.

O encerramento das palestras se deu com um debate aberto para que os participantes fizessem seus questionamentos e tirassem possíveis dúvidas quanto a algum tópico abordado.

Cada participante receberá um certificado de participação na palestra que assistiu.

Confira mais fotos dos eventos: