IPSEMC é premiado no 58º Congresso da Abipem em Governança Previdenciária

O iPSEMC foi premiado com o 2º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária – Categoria 2, durante o 58º Congresso Nacional da ABIPEM, realizado de 25 a 27 de junho de 2025, em Foz do Iguaçu/PR.

O evento reuniu autoridades, gestores e especialistas de todo o país em uma das maiores programações técnicas sobre Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), com foco em legislação, inovação, investimentos, governança e desafios contemporâneos da previdência pública.

A honraria reconhece os RPPS com maior excelência em gestão administrativa, financeira, atuarial e na concessão de benefícios, com base em critérios objetivos definidos por edital nacional.

“Essa conquista reflete o trabalho técnico, ético e comprometido de toda a equipe do IPSEMC. É a prova de que é possível fazer previdência com transparência e qualidade, valorizando os servidores de Cabedelo”, destacou a presidente do IPSEMC, Léa Praxedes.

A iniciativa da Abipem tem como objetivo estimular boas práticas de gestão em todo o país, promovendo o aprimoramento contínuo das instituições públicas previdenciárias.

Além das premiações, o 58º Congresso da ABIPEM também contou com atendimento técnico do Ministério da Previdência sobre temas como certificações, Pró-Gestão RPPS, DAIR, DIPR, GESCON e outras obrigações dos RPPS. A programação trouxe ainda cursos e palestras sobre investimentos, governança, auditoria, inteligência artificial, compliance, atuação dos conselhos, reforma previdenciária e desafios da gestão pública.

Logo abaixo, é possível conferir alguns registros do Congresso. O registro completo oficial do evento está no Flickr da Abipem.

Comemoração junina da atividade de Dança Moderna e Hidroginástica

Na manhã do dia 18 de junho de 2025, o pátio externo do IPSEMC foi palco de uma edição especial das aulas de hidroginástica e dança moderna, coordenadas pela profª Williane Andrade, com uma proposta diferente: celebrar o período junino com muita cor, música e confraternização.

A aula, que integra o Programa de Atividades Integrativas do Instituto, ganhou clima de arraial com direito a quadrilha junina, danças de forró, brincadeiras, comidas típicas e muita animação. Vestidos floridos, chapéus de palha e sorrisos largos coloriram a manhã, numa atividade que foi além da prática física e se tornou um momento marcante de afeto, autoestima e pertencimento para os participantes da terceira idade.

“Mais do que mexer o corpo, é importante mexer com o coração. Hoje trabalhamos o emocional, a memória afetiva, o psicológico e a autoestima dos nossos alunos. Eles se emocionam, interagem, sorriem, revivem histórias… e tudo isso também é saúde”, destacou a professora Williane Andrade, entusiasmada com o envolvimento dos alunos durante toda a celebração.

O evento foi também uma oportunidade para fortalecer os laços de socialização, estimular a espontaneidade e reforçar o sentimento de comunidade entre os integrantes das turmas. A descontração foi o ponto alto da manhã, que alternou passos coreografados com momentos de risadas, dança livre e até desafios de “casamento matuto”. Todos participaram com energia e alegria, confirmando que o envelhecimento pode – e deve – ser vivido com leveza, afeto e movimento.

O IPSEMC agradece a todos os envolvidos na realização da atividade, em especial à profª Williane, pela sensibilidade em conduzir um encontro tão significativo, e aos colaboradores do Ipsemc que deram todo suporte para montagem do espaço, decoração temática e acolhimento dos participantes.

Sobre as Atividades Integrativas do PPSA

O IPSEMC desenvolve desde 2005 o Programa de Atividades Integrativas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI, que é vinculado à Secretaria de Bem-Estar Social), Secretarias de Educação e Saúde, e tem como principal objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para os indivíduos da Terceira Idade que se matriculam nas atividades, as quais envolvem desde passeios turísticos e educativos a exercícios físicos, como hidroginástica, postura corporal, dança (moderna e popular), entre outros.

Sobre o Centro de Convivência do Idoso (CCI)

O CCI é uma instituição criada pela Lei 1.529 da Prefeitura Municipal de Cabedelo, com a finalidade de assegurar a execução de políticas de atendimento e defesa dos direitos do idoso prevista na Lei n° 8.842/94 e Lei n° 10.741/03 (Estatuto do Idoso), notadamente o atendimento das necessidades sociais do idoso, estimulando a sua integração junto à família e à comunidade. O seu público-alvo constitui-se de pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade. Em parceria com o IPSEMC, são desenvolvidas atividades integrativas, que basicamente procuram oferecer terapia ocupacional, assistência à saúde dentro dos parâmetros legais, atividades físicas e culturais e assistência psicossocial.

Sobre as atividades de hidroginástica e dança moderna

Com mais de 20 anos de tradição, as aulas de hidroginástica e dança moderna promovidas pelo Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (IPSEMC) são referência em saúde, bem-estar e convivência para a terceira idade. Coordenadas pela professora Williane Andrade, as atividades acontecem em ambiente acessível e seguro, com turmas reduzidas e acompanhamento especializado.

As aulas combinam movimento, música e alegria, fortalecendo o corpo, estimulando o equilíbrio, a coordenação motora e a capacidade cardiovascular — tudo com leveza e bom humor. Os benefícios físicos se somam aos ganhos emocionais, como autoestima, socialização e redução da ansiedade.

A hidroginástica é realizada na piscina do Instituto, com estrutura adaptada (rampa, banheiro e vestiário), e atualmente atende duas turmas com 16 alunos cada, mediante inscrição e entrega de documentação médica. Já a dança moderna é realizada em espaço amplo e lúdico, oferecendo expressão corporal e liberdade de movimento com músicas envolventes.

Juntas, essas atividades fazem parte do compromisso do IPSEMC com a qualidade de vida dos segurados, integrando o programa de educação previdenciária e promoção do envelhecimento ativo.

Arte, integração e celebração junina no CCI do IPSEMC

Nesta segunda-feira, 16 de junho de 2025, o pátio interno do IPSEMC foi palco de mais uma ação do Programa de Atividades Integrativas, com a comemoração junina da oficina de Artes Visuais, coordenada pelas professoras Walquíria Araújo e Marinês Salviano. O encontro foi marcado por momentos de descontração, dança, partilha e muita criatividade — com destaque para as lembranças confeccionadas com materiais recicláveis, todas produzidas pelas próprias participantes.

Segundo a professora Walquíria, “é sempre gratificante unir a leveza dos encontros festivos à força da expressão artística. Esses momentos fortalecem a autoestima, promovem bem-estar e estimulam o senso de pertencimento e a criatividade das participantes”.

A todos que contribuíram com alegria, dedicação e carinho para a realização deste momento especial, o nosso sincero agradecimento!

Sobre o Programa de Atividades Integrativas

Desde 2005, o IPSEMC desenvolve o Programa de Atividades Integrativas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), com apoio das Secretarias de Bem-Estar Social, Educação e Saúde. O objetivo é promover qualidade de vida aos idosos matriculados, por meio de atividades culturais, físicas, educativas e recreativas.

Sobre o Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Criado pela Lei Municipal nº 1.529, o CCI atua na garantia dos direitos da pessoa idosa previstos na Lei nº 8.842/94 e no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). A instituição oferece atividades físicas, culturais e psicossociais para pessoas com 60 anos ou mais, promovendo saúde, integração familiar e comunitária, bem como o envelhecimento ativo e participativo.

IPSEMC marca presença na I Conferência Paraibana de Ouvidorias Municipais e Rede Estadual

Nesta terça-feira (11/06), das 8h às 17h, servidores do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (IPSEMC) — das áreas de Recepção, Benefícios e Ouvidoria — participaram da I Conferência Paraibana de Ouvidorias Municipais e Rede Estadual, realizada no município de Cabedelo.

O evento, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, Ouvidoria Geral do Estado, Prefeitura Municipal de Cabedelo, Centro Universitário UNIESP, Fórum Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas e Federação das Associações de Municípios da Paraíba, teve como objetivo fortalecer a atuação das ouvidorias como ferramentas estratégicas de gestão pública, humanização dos serviços e garantia de direitos.

A programação foi intensa e produtiva, com painéis que abordaram temas fundamentais como “O Poder de Ouvir: o Prefeito como facilitador do diálogo”, “Inovação e Modernização no Atendimento ao Cidadão”, “Transparência, Ética e Combate à Corrupção: o contributo das Ouvidorias” e “Ouvidoria com Olhar Feminino: Caminhos para uma gestão mais Democrática e Inclusiva”. Entre os painelistas estavam prefeitos, secretários, procuradores, controladores, juízas, representantes de entidades públicas e especialistas em ouvidoria e gestão.

A auditora do IPSEMC, Glaudenes Gouveia, destacou a importância da participação no evento como forma de atualização constante e integração com as boas práticas da administração pública:

“A troca de experiências e o conteúdo apresentado, especialmente no painel sobre Transparência e Ética, reforçam a necessidade de fortalecer a escuta ativa e qualificada da ouvidoria, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão. Estar presente em eventos como esse é fundamental para alinhar o trabalho do IPSEMC com os princípios da gestão pública moderna e transparente.”

A presença do IPSEMC na conferência reafirma o compromisso do Instituto com a capacitação de seus servidores e o aprimoramento contínuo dos seus serviços, garantindo mais eficiência e cidadania para a população.

AFYA – Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba realiza ação de saúde no Ipsemc

Na manhã desta sexta-feira (31/05), a AFYA- Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, em parceria com IPSEMC e Centro de Convivência do Idoso (CCI), promoveu uma ação de saúde com alunos do Programa de Atividades Integrativas, servidores do Instituto e estudantes da área da saúde. A ação está dentro do Programa  60+ desenvolvido pela AFYA.

Durante o evento, foram oferecidos atendimentos como aferição de pressão arterial, testes de força muscular para rastreio de sarcopenia, orientações clínicas, atividades de alongamento, exercícios de relaxamento e até momentos de música ao vivo, proporcionando bem-estar e integração social aos participantes.

A iniciativa foi coordenada pela professora Raquel Fonseca, docente da Afya, que atua diretamente com projetos de atenção ao idoso, e pela coordenadora do CCI, Vanessa Lena, responsável pela organização do Programa de Atividades Integrativas.

O IPSEMC agradece a todos os alunos e professores envolvidos da Afya Paraíba pela dedicação, e reforça a importância de parcerias como essa para garantir qualidade de vida à população idosa do município.

“Cuidar do envelhecimento é garantir dignidade. E ações como essa demonstram o quanto a integração entre educação, saúde e previdência pode transformar vidas”, destacou a coordenação do CCI, Vanessa Lena.

Semob realiza no Ipsemc evento alusivo ao Maio Amarelo

 Desacelere: Seu bem maior é a vida

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo (Semob) realizou na manhã de hoje (22/05), no prédio-sede do Ipsemc, um evento alusivo ao movimento Maio Amarelo, idealizado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo e  contou parao o registro midiático e campanha promocional com a participação de servidores e alunos do Programa de Atividades Integrativas do Ipsemc/CCI. O evento envolveu apresentação de informações, objetivos da campanha e coffee-break.

A campanha do Maio amarelo deste ano tem como tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, que procura reforçar o compromisso com a conscientização no trânsito e a preservação de vidas. E claro isso tem a ver diretamente com qualidade de vida. 

Ao longo do mês de maio, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) tem intensificado uma programação diversificada e descentralizada em alusão à campanha Maio Amarelo. As ações incluem palestras e painéis temáticos, blitz educativas, intervenções de rua, adesivagem de veículos e abordagens em escolas, na Câmara Municipal e em parceria com instituições culturais como a Academia de Ciências, Letras e Artes de Cabedelo (ACALL) e a AMCLAC.

Todas essas iniciativas têm como objetivo central a promoção de um trânsito mais seguro, humanizado e consciente, com foco na educação da população sobre temas cruciais como as irregularidades na condução de veículos, o transporte inadequado de crianças, o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante, o uso indevido de celular e outros comportamentos de risco que comprometem a segurança viária e a preservação da vida.

🚗 Por que desacelerar é importante?

  • Redução de acidentes fatais: Diminuir a velocidade média em apenas 5% pode resultar em uma redução de até 30% nas mortes no trânsito.

  • Segurança para todos: Uma pessoa atropelada por um carro a 30 km/h tem 90% de chance de sobreviver; a 60 km/h, essa chance cai para menos de 5%. (2025, Estadão)

  • Menos estresse, mais atenção: Desacelerar permite que os motoristas tenham mais tempo para reagir a imprevistos, reduzindo o risco de acidentes causados por desatenção.

📊 Dados preocupantes do trânsito no Brasil

  • Em 2024, o Brasil registrou mais de 73 mil acidentes em rodovias federais, resultando em 6.160 mortes — um aumento de 10% em relação ao ano anterior, conforme informações do Portal do Trânsito, 2025. (Portal do Trânsito+1Agência Brasil+1)

  • A cada dia, mais de 92 pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito no país, conforme dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (2025, ANAMT)

  • Motociclistas representam cerca de 30% das vítimas fatais, com 12.058 mortes registradas em 2022 (2025, ANAMT)

🤝 Juntos, fazemos a diferença!

A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e em parceria com o Ipsemc/CCI, reafirma seu compromisso com a segurança no trânsito. Acreditamos que, com educação, fiscalização e conscientização, podemos construir um trânsito mais seguro para todos.

Participe você também dessa causa! Desacelere e salve vidas.

Algumas referências consultadas em maio de 2025:

  1. https://mobilidade.estadao.com.br/maio-amarelo/2025-o-ano-da-reducao-de-velocidade/Mobilidade Estadão+2Mobilidade Estadão+2Mobilidade Estadão+2

  2. https://unifor.br/web/osv/pesquisas-apontam-velocidade-como-principal-causa-de-mortes-no-transito-em-todo-o-mundoUnifor

  3. https://www.poder360.com.br/poder-brasil/brasil-tem-34-881-mortes-no-transito-em-2023-alta-de-29/Mobilidade Estadão+2Poder360+2O GLOBO+2

  4. https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-04/acidentes-em-rodovias-federais-matam-616-mil-pessoas-em-2024CNN Brasil+2Agência Brasil+2Agência Brasil+2

  5. https://mobilidade.estadao.com.br/maio-amarelo/motociclistas-sao-as-maiores-vitimas-do-transito/Mobilidade Estadão

  6. https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2025-05/taxa-de-mortes-em-acidentes-de-motocicletas-cresce-125-no-paisAgência Brasil