Conselheiros e servidores do Ipsemc participam de curso para obter Certificação Profissional exigida em Lei

Nos dias 25 e 26 de março de 2024, o Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc) realizou uma capacitação intensiva destinada aos membros de seus Conselhos Deliberativo e Fiscal, Comitê de Investimentos e outros setores. Este curso de certificação profissional é uma ação estratégica para cumprir as determinações legais vigentes, alinhando-se às exigências da Portaria MTP n° 1.467/2022 e da Lei n° 9.717/1998. Com foco em aprimorar a governança do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Cabedelo-PB, o evento contou com a expertise do Prof. José Marcos da instituição de ensino NUI – Cursos, cuja contribuição foi fundamental para o sucesso da capacitação.

Esta iniciativa sublinha a importância da qualificação contínua dos profissionais envolvidos na gestão do RPPS, assegurando que dirigentes e membros dos conselhos atendam a critérios rigorosos de certificação, experiência e formação superior. Estas exigências garantem uma administração competente e transparente, fundamental para a sustentabilidade e excelência do sistema previdenciário municipal.

Agradecemos a todos os participantes por seu compromisso com a excelência e a profissionalização da gestão previdenciária, fundamentais para o desenvolvimento contínuo de nosso RPPS e para o bem-estar dos servidores municipais.

Alunos da FCM esclarecem dúvidas sobre dor crônica com idosos do Programa de Atividades Integrativas

Alunos do 5º período do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) conduziram uma roda de conversa focada em dor crônica com participação dos idosos inscritos no Programa de Atividades Integrativas, projeto desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc), em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI).

A dor crônica, definida como uma dor persistente que dura por mais de três meses, representa um desafio significativo para os idosos, afetando sua saúde física, sua qualidade de vida, independência e bem-estar. Na atividade foram abordados do modo mais simples possível conceitos básicos sobre a dor crônica, suas causas, consequências e as melhores estratégias de manejo. O objetivo foi empoderar os participantes com conhecimento e recursos para enfrentar essa condição, promovendo uma vida mais saudável e ativa. A discussão ressaltou que, apesar dos desafios, a dor crônica pode ser gerenciada com sucesso através de uma abordagem integrada, envolvendo atividades físicas adaptadas, terapias complementares e suporte psicológico.

Este encontro é resultado do esforço contínuo da FCM em prestar também serviço comunitário aos cidadãos do município de Cabedelo, bem como do Ipsemc e CCI em promover seu Programa de Educação Previdenciária (PEP) e qualidade de vida para a terceira idade. Através de iniciativas como esta, reafirma-se a importância de criar espaços de diálogo e aprendizado que atendam às necessidades específicas dos idosos, reconhecendo-os como membros valiosos da comunidade.

Sobre o método da roda de conversa

Uma roda de conversa é um método de diálogo em grupo no qual os participantes se reúnem em círculo para discutir temas de interesse comum de maneira horizontal (inclusiva, em que todos têm direito a voz) e democrática. Esse formato promove a participação ativa de todos, permitindo a troca de experiências, conhecimentos e opiniões, facilitando o aprendizado coletivo e a construção de soluções colaborativas.

Iniciativa da FCM em colaboração com Ipsemc e CCI avalia risco de quedas em idosos

 

No último dia 15 de março de 2024, uma iniciativa exemplar foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de Monte Castelo, em Cabedelo, onde alunos do Programa de Atividades Integrativas do Ipsemc e do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participaram de uma atividade promovida por estudantes do 5º período de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) de Cabedelo. Esta atividade teve como foco a avaliação do risco de quedas e a escala de funcionalidade dos idosos, empregando uma abordagem tranquila e segura, puramente avaliativa.

A realização dessa atividade pelo Ipsemc e CCI, em colaboração com futuros profissionais da saúde destaca a importância de avaliar os riscos de quedas e a capacidade funcional dos idosos e aponta que deve haver uma maior atenção e compromisso com a promoção de um envelhecimento ativo e saudável. Ações como essas são essenciais para sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de cuidados preventivos e adaptações no estilo de vida que podem significativamente melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos, permitindo-lhes viver de maneira mais independente e segura.

Não é um tema muito debatido no dia a dia, mas a capacidade funcional do idoso, entendida como sua habilidade para realizar atividades cotidianas essenciais, é considerada o maior preditor de morbidade e mortalidade nesta população. Limitações funcionais estão diretamente relacionadas à deterioração da qualidade de vida e à necessidade de institucionalização. Conforme dados do Ministério da Saúde, mais da metade dos idosos relatam dificuldades de mobilidade, e cerca de 32% dos indivíduos com mais de 65 anos enfrentam obstáculos em atividades básicas do dia a dia, como vestir-se e realizar a higiene pessoal. As limitações aumentam com a idade e são mais prevalentes entre as mulheres. No entanto, é fundamental destacar que o declínio funcional na terceira idade não é uma inevitabilidade e pode ser gerenciado para permitir que muitos idosos mantenham sua independência.

Em suma, a iniciativa do Ipsemc e do CCI é um valioso lembrete de que, com a abordagem correta e o apoio necessário, o processo de envelhecimento pode ser vivido com dignidade e independência. Isso não apenas beneficia diretamente os idosos, mas também contribui para uma sociedade mais inclusiva e cuidadosa.

Ipsemc marca presença no 6º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS da Abipem

Entre os dias 6 e 8 de março, Florianópolis se tornou o centro das atenções para o setor previdenciário com a realização do 6º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS, organizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem). Este evento significativo destacou-se por sua contribuição ao desenvolvimento e à disseminação de conhecimento especializado em investimentos para Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), bem como pelas oportunidades de debate sobre mudanças legislativas e trocas de experiências com destacados líderes e especialistas do setor.

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais (Ipsemc) foi representado pela sua presidente, Léa Praxedes, que também integra a Abipem, e membros do Comitê de Investimentos do instituto (COI), fato que reflete o compromisso do Ipsemc com a excelência na gestão previdenciária e a contínua busca por aprimoramento e inovação.

O Congresso contou com a presença de palestrantes renomados, oferecendo uma plataforma com interação direta com gestores de RPPS, membros dos Tribunais de Contas, e profissionais das áreas de contabilidade, atuária, direito, economia e investimentos. Temas como aquisição e custódia de títulos públicos, gestão de fundos de renda fixa e variável, dificuldades na implementação do consignado, aquisição direta de títulos privados, estratégias de diversificação de ativos e Pró Gestão e Certificação Profissional foram abordados, evidenciando a diversidade e a relevância do conhecimento compartilhado.

A palestra magna intitulada “ASPECTOS RELEVANTES DOS INVESTIMENTOS DOS RPPS” FOI UM MOMENTO foi um momento de destaque, ministrada por Daniel Maeda, Superintendente de Supervisão de Investidores Institucionais – CVM.

A presença do Ipsemc no Congresso reforça o compromisso com a qualidade dos serviços prestados aos seus segurados e se insere no contexto do Programa de Educação Previdenciária do Ipsemc, que prevê a continuidade de eventos de qualificação e treinamento em 2024. Este evento é um marco no calendário de iniciativas que visam ao fortalecimento e à sustentabilidade dos regimes de previdência municipal, em linha com os mais altos padrões de gestão e inovação.

As fotos oficiais do Congresso compartilhadas pela Abipem podem ser visualizadas no seguinte link: https://www.flickr.com/photos/abipemfotos.

 

Prefeitura de Cabedelo conclui Programa de Capacitação para Servidores Municipais no IFPB

A Prefeitura de Cabedelo concluiu um programa exclusivo de capacitação para os servidores municipais e do IPSEMC. O evento foi realizado no período de 22 a 31 de janeiro, no auditório do IFPB, Campus Cabedelo/PB. Este programa é uma resposta direta à necessidade de atualização e aprimoramento contínuo dos nossos servidores, frente às constantes mudanças no cenário administrativo, especialmente em termos de legislação, controle interno e processos licitatórios.

O objetivo principal dessa iniciativa é oferecer uma formação robusta, prática e alinhada às demandas atuais, permitindo que os participantes não apenas ampliem seus conhecimentos, mas também desenvolvam habilidades específicas dentro de suas áreas de atuação. Com foco na governança, contratação pública, elaboração de estudos técnicos preliminares, termos de referência, mapeamento de riscos em licitações, formação de preço em contratações públicas, controle interno e assessoramento jurídico, o programa promete ser um marco no desenvolvimento profissional dos servidores de Cabedelo.

Agradecemos a todos os envolvidos neste projeto por tornar este programa possível. Juntos, estamos comprometidos em construir uma gestão pública mais eficiente, transparente e preparada para os desafios do futuro.

Ipsemc realiza evento com reuniões de Conselhos, palestras e Confraternização

Na manhã de hoje (dia 27/12), o Ipsemc testemunhou um marco significativo em seu calendário corporativo. Em uma reunião produtiva no Gabinete da Presidência, membros dos conselhos do Confiprev (Conselho Fiscal Previdenciário) e Condprev (Conselho Deliberativo Previdenciário) se reuniram para avaliar e resolver questões relacionadas ao Plano de Ação dos Conselhos para 2024 cm definição do calendário de reuniões, Planejamento Estratégico 2024 a 2030, dentre outros, marcando uma etapa decisiva na trajetória do Ipsemc.

Além disso, também foram apresentados e discutidos os resultados gerais e específicos do planejamento estratégico de 2018 a 2023, que se encerra neste mês, com alcance de quase 100% do que foi previamente pretendido. Esta retrospectiva ressaltou os sucessos alcançados e pavimentou o caminho para futuras conquistas. O resultado da reunião foi extremamente positivo, com a aprovação unânime dos conselhos sobre as decisões e direções tomadas. Este consenso reforça o compromisso do Ipsemc com a excelência e a colaboração.

Em um esforço contínuo para manter e elevar os padrões de governança, o Ipsemc cumpriu os critérios do Pró Gestão, evidenciando seu certificado de Nível de Aderência III e foram apresentadas aos demais servidores do Ipsemc e conselheiros as seguintes palestras: Dra. Daniella Cabral, Chefe do Setor de Acompanhamento Processual, falou sobre o “Novo Código de Ética”, abordando os aspectos comportamentais dos servidores. Em seguida, Jackson Angelo, Chefe do Setor de Processamento de Dados, discorreu sobre “Segurança da Informação”, enfatizando a importância de um ambiente seguro e colaborativo.

Após as sessões formais, a presidente do Ipsemc, Léa Praxedes, liderou um momento de confraternização. Ela fez considerações sobre a Avaliação de Desempenho dos servidores do instituto e entregou Certificados de Homenagem a cinco servidores com as maiores pontuações no processo avaliativo: Takashi Michimata, Dárcio Xavier, Daniella Cabral, Guilhardo Lourenço e Thereza Maynara.

A reunião foi encerrada com um generoso coffee-break, oferecido a todos os participantes. Este evento não foi apenas uma celebração das conquistas do ano, mas também um passo adiante na jornada contínua do Ipsemc rumo à excelência e inovação.