Dia Nacional de Combate ao Fumo

Conforme dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) e INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil anualmente morrem cerca de 200 mil pessoas em decorrência de males causados pelo uso de derivados do tabaco e no mundo são mais de 8 milhões de mortes por ano. É um vício que prejudica tanto o fumante quanto quem convive com ele. A data foi instituída pela Lei nº 7.488/1.986 e tem como principal objetivo a conscientização, a fim de fortalecer e motivar ações de esclarecimento e alerta por parte das instituições e das pessoas sobre os riscos e males provocados pelo uso do fumo.
O tabagismo é considerado um problema de saúde pública e também uma epidemia global pela OMS. É oficialmente uma doença que causa dependência física, psicológica e comportamental em especial por conta da nicotina presente no tabaco (cigarro, rapé, charuto, cachimbo, tabaco para narguilé, fumo-de-rolo, dispositivos eletrônicos para fumar etc.). Enfim, há como largar o cigarro e outros derivados do tabaco? Sim. Há muitos relatos documentados na internet. O próprio Ministério da Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamentos integrais e gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar. Se pensa em parar de fumar, faça de preferência sempre com acompanhamento médico. É um vício difícil de largar, mas perfeitamente possível. O principal é sua decisão, sua vontade e determinação. Além de benefícios à saúde, traz benefícios no convívio social e nas finanças pessoais e da família. Não desanime nunca.
A imagem mostra uma “estação de ônibus” em forma de cigarro, para onde muitos passageiros vão e não voltam mais. É dramático. Mas é uma viagem que para muitos nao tem volta. Cuide de sua saúde. Não fume.

Obs.: este texto foi inserido dentro do contexto do PEP por ser informação de caráter explicativo, com tema que envolve saúde, qualidade de vida e finanças, dentre outros.

Texto: Jackson Angelo

Deixe uma resposta