Assim como muitas instituições têm feito em todo país, o Ipsemc se une a esta corrente de informar as pessoas sobre problemas de saúde que podem ser amenizados com informação. Assim, neste mês de fevereiro destacamos duas campanhas: Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja.
Ambas criam uma oportunidade importante de conscientização sobre doenças crônicas: Fevereiro Roxo, que alerta sobre o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer, e Fevereiro Laranja, dedicado à Leucemia, as quais juntas afetam a vida de milhões de brasileiros.
As campanhas focam na divulgação de informação à população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado destes problemas de saúde e incluem, entre os atingidos, servidores ativos e inativos da instituição, acometidos principalmente por patologias como Fibromialgia.
Doenças do Fevereiro Roxo: Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer
Doença do Fevereiro Laranja: Leucemia
Diagnóstico Precoce Salva Vidas!
Quanto mais cedo a identificação dos sintomas, maiores as chances de um tratamento eficaz. A realização periódica de exames e consultas médicas auxilia no rastreamento de doenças e melhora a qualidade de vida da população.
Conscientizar-se sobre essas condições é essencial para reduzir o preconceito, promover o apoio aos pacientes e incentivar a busca por tratamentos que melhorem a qualidade de vida. Informar-se e compartilhar conhecimento são passos fundamentais para darmos mais esse passo de zelar pela saúde pessoal e familiar.
Quando os amigos, familiares e pessoas próximas ao portador destes problemas conhecem melhor os sintomas e o que estão enfrentando, as dificuldades e severos sofrimentos que causam fica mais fácil ajudá-los a seguir o tratamento, dá mais espaço para o exercício da empatia porque conhece melhor suas limitações e necessidades.
Esperança de dias melhores!