Grupo “Luz e Cor” participa da II Semana Náutica da Paraíba

A convite da Sr.ª Karina Massei, Coordenadora de Educação Ambiental da SUDEMA, o grupo “Luz e Cor” do Centro de Convivência do Idoso (CCI) apresentou-se no dia 03 de dezembro no Iate Clube da Paraíba, situado na praia de Jacaré, durante a II Semana Náutica da Paraíba, maior evento do gênero no estado, realizado de 30 de novembro a 8 de dezembro.

O evento foi promovido pela Associação Náutica da Paraíba com apoio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), PBtur, Capitania dos Portos, Comitê Náutico, Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Cabedelo, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Polícia Ambiental. O tema deste ano foi “A Paraíba como vitrine do turismo náutico” e teve uma vasta gama de atividades: palestras, workshops, esportes aquáticos, conscientização ambiental, entre outras.

Desde 2013, o grupo “Luz e Cor” é coordenado pela prof.ª de dança, Maria Mô, e apresenta coreografias de dança popular (carimbó, forró, baião etc.). Atualmente, com cerca de 25 componentes, o grupo tem sido convidado para significativos eventos no município. Sua criação se deve ao trabalho de atividades integrativas, um projeto desenvolvido em parceria com o IPSEMC, dentro do seu Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA).

A Coordenadora do CCI, Vanessa Lena, afirmou que é realmente gratificante ver um grupo com pouco menos de dois anos tendo já participado de eventos importantes do município e do estado. “Todos nós que fazemos parte do CCI e do IPSEMC estamos muito honrados com o respeito, motivação e carinho com que somos tratados, pelo que temos muito a agradecer a Léa Santana Praxedes, Presidente do IPSEMC, que tem feito o que pode para nos auxiliar no desenvolvimento eficiente das atividades do CCI. Ao prefeito de Cabedelo, Leto Viana, juntamente com a primeira-dama e vereadora, Jaqueline Viana, que muito tem nos incentivado e dado todo seu apoio. Enfim, a lista seria muito extensa. Mas agradecemos a todos mesmo que têm reconhecido nosso trabalho desde a criação do grupo ‘Luz e Cor’, bem como dos outros grupos e trabalhos por meio dos quais tentamos levar lazer, qualidade de vida, interação e alegria aos nossos munícipes da terceira idade”, concluiu.

Sobre as atividades integrativas

O programa de atividades integrativas do IPSEMC é desenvolvido em parceria com o CCI desde 2004, dentro do PPA (Programa de Preparação para Aposentadoria). O objetivo é dar atendimento às necessidades sociais do idoso, estimulando sua integração junto à família e à comunidade. O público-alvo constitui-se de pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade. As atividades integrativas basicamente procuram oferecer terapia ocupacional, assistência à saúde dentro dos parâmetros legais, atividades físicas e culturais e assistência psicossocial. Atualmente, há 120 pessoas matriculadas no programa. As atividades desenvolvidas no momento são: hidroginástica, com prof.ª Vanessa Lena; educação física, Andrea Pereira; Violão, Prof. Adriano Taurino; fisioterapia, Drª Selma Soares; psicologia, Ernúbia Rufino; Artesanato, prof.ª Gleydjane Ferreira; dança popular, profª Maria Mô; dança moderna e de salão, prof. Marlyson Figueiredo; canto e coral, prof.ª Fátima França.

Dentro do programa também são realizados passeios, palestras, roda de conversa, comemoração de datas especiais, além de desenvolver trabalhos grupos de dança (quadrilha junina, dança popular e dança moderna). Os componentes do grupo de atividades integrativas também são motivados a demonstrar seus talentos pessoais, como declamação de poesias, canto, dança, domínio de instrumentos musicais, entre outros.

Quem for da terceira idade (de 60 anos acima) e tiver vontade de fazer parte do programa será atendido com muito carinho. Para informações a esse respeito, basta ligar para 3228-1434 no horário das 8h às 13h e falar com a Coordenadora do CCI, prof.ª Vanessa Lena. A inscrição é gratuita.

Abraço a todos!