Muita emoção na comemoração do Dia Internacional da Mulher no Ipsemc

 

Uma comemoração marcante e cheia de emoções, assim foi o Dia Internacional da Mulher promovido, em 12 de março, pelo Ipsemc e Centro de Convivência do Idoso (CCI), que contou com o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPM) e da Prefeitura Municipal de Cabedelo.
Pontualmente, às 8h30, Vanessa Lena, Coordenadora do CCI, e Léa Praxedes, Presidente do Ipsemc, deram as boas-vindas ao público e apresentaram os as autoridades convidadas: Jaqueline Monteiro vereadora e primeira-dama; Geusa Ribeiro, Secretária-Adjunta da SEPM; enfermeira Renata Cybelli e psicóloga Evelyne, ambas da Secretaria de Saúde. Além deles também estavam presentes os professores do CCI: Andréa Pereira, de educação física; Marlyson de Figueiredo, de dança; Fátima França, de música; Adriano Taurino, de violão; e Gleydjane Ferreira, de Artes.
Em seguida, a convite de Léa Praxedes, a primeira-dama expressou sua gratidão pelo convite e pelo público, falou das muitas ações desenvolvidas pela Prefeitura em prol das mulheres do município e também dos avanços e questões diversas na atual gestão de Leto Viana.
Às 9h, Rosemary Figueiredo, membro do grupo de atividades integrativas, recitou o poema “Essência de Mulher”, de Elisa Gasparini, que ressalta os muitos papéis que a mulher desempenha ao longo da vida. Logo após, o coral Altimar Pimentel, formado por membros do grupo de atividades integrativas, sob regência da prof.ª de música Fátima França, interpretou uma adaptação feita por Teca do Côco do hino “Momento Novo”, de autoria de Ernesto Cardoso, Paulo Garcia e outros artistas. A música teve acompanhamento do grupo de violão do CCI sob coordenação do professor de música, Adriano Taurino.
Cumprindo a programação oficial, às 9h30 houve a entrega de buquês e certificados de honra ao mérito às mulheres que deram e/ou ainda têm dado uma importante contribuição ao município de Cabedelo. Assim, foram homenageadas: primeira-dama e vereadora, Jaqueline Monteiro; Mônica Pimentel, Secretária da SEPM, neste ato representada por Geusa Ribeiro; vereadora Graça Rezende, que cumpria outros compromissos; Ana Lúcia Sarmento Lira, que por muitos anos auxiliou na coordenação do CCI, mas não pôde comparecer; e Edna Pereira, a primeira vereadora do município de Cabedelo. Léa Praxedes e Vanessa Lena também receberam certificados de honra ao mérito, mas de modo surpresa, pois nenhuma delas esperava.
As surpresas não pararam por aí e Vanessa Lena chorou muito ao receber também uma homenagem especial de gratidão e aniversário de suas alunas e família, que entrou com cartazes e fotos, recebendo muitos abraços, presentes e com Fátima França cantando especialmente para o momento.
Voltando à programação oficial, Renata Cybelli apresentou uma palestra sobre os muitos tipos de violência contra a mulher, em que mostrou por meio de números a realidade do tema no Brasil, enfatizando as melhorias obtidas com a Lei Maria da Penha e outras medidas que as mulheres podem tomar.
Em seguida, Geusa Ribeiro, que também é professora de educação física, aplicou uma dinâmica divertidíssima com o público, que riu e brincou muito com sons alinhados a exercícios físicos. Concluindo as apresentações, o coral Altimar Pimentel interpretou a música “Mulher”, de Erasmo Carlos, novamente acompanhada do grupo de violão e dos alunos que se juntaram à canção.
Léa Praxedes salientou que: “momentos assim são como pérolas que encontramos no percurso da vida. Sempre é possível tirar proveito de conhecimentos, músicas, informações e aplicá-las em nossa vida de modo positivo, isso faz parte do nosso crescimento pessoal e como seres humanos. As mulheres são seres especiais pois são feitas por Deus e merecem todo respeito e carinho. Todos estão de parabéns!”, finalizou.
Para Vanessa Lena: “foi um dia realmente que guardarei no meu coração por toda a vida. Minha família que significa muito pra mim, meus amigos aqui do trabalho, do Ipsemc, CCI, as alunas do grupo de atividades integrativas. Eu não esperava tanta emoção, estou muito feliz e não tenho palavras para agradecer por tudo”.
Finalizando o Dia Internacional da Mulher, foram distribuídas rosas e cartões a todos os presentes e depois foi servido um lanche à base de frutas, doces e salgados.

Deixe uma resposta