Ipsemc e CCI reiniciam Programa de Atividades Integrativas

Desde fevereiro deste ano, o Ipsemc e CCI (Centro de Convivência do Idoso) estão especialmente atentos à pandemia de COVID-19 e em empenho constante para retomar de modo gradual e seguro o Programa de Atividades Integrativas, uma vez há um significativo abrandamento dos números de infecções e mortes por coronavírus no Brasil e a cobertura vacinal da Paraíba e do município de Cabedelo estão acima de 90% e ainda em expansão. Além deste fator, é preciso levar em consideração que o público-alvo das atividades integrativas é composto por indivíduos da Terceira Idade, que representam o grupo mais vulnerável da atual pandemia.
Até o presente momento, foram acertados o retorno imediato com aulas mistas (telepresencial e online) e divisão de turmas das atividades de Artes, com profªs Walquíria Araújo e Marinês Salviano; Violão, com prof. Adriano Taurino; e Terapia em Grupo, com Ernúbia Rufino, psicóloga. O Projeto Escola de Postura, promovido pelo Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê em parceria com o Ipsemc/Centro de Convivência do Idoso – CCI, também está confirmado. A Escola de Postura é especialmente dirigida para pessoas da terceira idade, fazendo parte do estágio supervisionado dos alunos do curso de Fisioterapia do Unipê. O projeto é coordenado pela prof.ª Rachel Cavalcanti Fonseca.
Para Vanessa Lena, Coordenadora do CCI, “trata-se de um retorno que tem que ser feito com muito critério, uma vez que a responsabilidade envolve a própria vida dos alunos, pelo que queremos dar total transparência e segurança a cada participante sobre a retomada gradual das atividades. Alguns professores infelizmente não poderão continuar conosco e no momento em que as demais atividades estiverem com seu quadro de professores e cronograma de aulas definido estaremos dando a publicidade necessária.”

Sobre o Programa de Atividades Integrativas
O Ipsemc desenvolve desde 2005 o Programa de Atividades Integrativas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI, que é vinculado à Secretaria de Bem-Estar Social), Secretarias de Educação e Saúde e tem como principal objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para os indivíduos da Terceira Idade que se matriculam nas atividades, as quais envolvem desde passeios turísticos e educativos a exercícios físicos, como hidroginástica, postura corporal, dança (moderna e popular), Fisioterapia, entre outros.

Sobre o Centro de Convivência do Idoso (CCI)
O CCI é uma instituição criada pela Lei 1.529 da Prefeitura Municipal de Cabedelo, com a finalidade de assegurar a execução de políticas de atendimento e defesa dos direitos do idoso prevista na Lei n° 8.842/94 e Lei n° 10.741/03 (Estatuto do Idoso), notadamente o atendimento das necessidades sociais do idoso, estimulando a sua integração junto à família e à comunidade. O seu público-alvo compreende indivíduos da Terceira Idade.