IPSEMC participa do 13º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS

O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (IPSEMC) participou do 13º Congresso Brasileiro de Conselheiros de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), realizado no período de 10 a 12 de dezembro de 2025, no Recife Expo Center, localizado no Cais Santa Rita, nº 156, bairro de São José, em Recife/PE.

A participação do IPSEMC contou com a presença de conselheiros, gestor e servidores de diferentes áreas, reforçando o compromisso institucional com a qualificação contínua, o fortalecimento da governança e a melhoria dos processos de gestão previdenciária.

O congresso teve como principal objetivo capacitar os conselheiros para o exercício de suas atribuições, de forma colegiada, como agentes promotores do desenvolvimento, da transparência e da boa governança dos RPPS. A programação foi estruturada para destacar o papel e as responsabilidades dos Conselhos, bem como sua relação direta com a gestão, proporcionando vivência e aprofundamento em temas essenciais que envolvem decisão, controle e monitoramento.

Durante os três dias de evento, foram abordados assuntos estratégicos como governança e sustentabilidade dos RPPS, aspectos atuariais, investimentos, benefícios previdenciários, certificação profissional, regularidade previdenciária, relatórios de governança e programas de regularização, entre outros temas relevantes para a atuação dos conselheiros e servidores do sistema previdenciário.

A participação do IPSEMC atendeu aos critérios de qualificação exigidos para conselheiros e servidores, contribuindo de forma significativa para a aquisição, atualização e aprimoramento dos conhecimentos previdenciários, refletindo diretamente na qualidade das decisões, no fortalecimento institucional e na segurança da gestão do Regime Próprio de Previdência Social do município.

Com esta participação o IPSEMC reafirma seu compromisso com a responsabilidade, a transparência e a sustentabilidade previdenciária, em benefício dos servidores municipais ativos, aposentados e pensionistas.

Deixe uma resposta