15 de junho: IPSEMC destaca a importância da proteção e valorização da pessoa idosa

Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo — IPSEMC reforça, neste 15 de junho, a importância do Dia Municipal de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída no município pela Lei nº 2.608/2026.

A legislação municipal estabelece a data como um momento de conscientização sobre as diversas formas de violência praticadas contra a pessoa idosa, incluindo violência físicapsicológicapatrimonialsexualmoral e institucional. A lei também incentiva a cultura do respeito, da valorização e da dignidade, além da divulgação dos canais de denúncia e dos instrumentos de proteção previstos na legislação.

Em Cabedelo, o tema ganha relevância diante do crescimento da população idosa e da necessidade de fortalecimento da rede de proteção. Dados da área de saúde apontam que o município chegou a uma população estimada de 8.795 pessoas idosas em 2024. No mesmo ano, foram registradas 4.138 avaliações multidimensionais da pessoa idosa, instrumento importante para identificar necessidades de cuidadoautonomiasaúde e vulnerabilidades.

Para o IPSEMC, a proteção da pessoa idosa também passa pela atenção aos riscos financeiros e patrimoniaisAposentadospensionistas e demais pessoas idosas podem ser vítimas de golpesempréstimos contratados sob pressãoretenção de cartõesuso indevido de senhasapropriação de benefícios e outras práticas que comprometem sua autonomiarenda e dignidade.

violência contra a pessoa idosa nem sempre é visível. Além das agressões físicas, também devem ser observados sinais como isolamentomedotristeza repentinafalta de cuidados básicos, mudanças incomuns na vida financeira, perda do controle sobre documentoscartões e benefícios, ou dependência excessiva de terceiros para decisões pessoais e patrimoniais.

Como instituição previdenciária municipal, o IPSEMC reconhece que cuidar da pessoa idosa é também valorizar trajetórias de trabalhocontribuição e serviço prestado ao município. A defesa da dignidade dos aposentados, pensionistas e pessoas idosas exige atenção permanente das famílias, da sociedade, das instituições e do poder público.

Situações de violência ou suspeita de violação de direitos podem ser denunciadas pelo Disque 100, canal gratuitosigiloso e disponível 24 horas. Em casos de emergência ou agressão em flagrante, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.

Neste Dia Municipal de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, o IPSEMC reafirma seu compromisso com o respeito, a proteção, a informação e a valorização da pessoa idosa.

Proteger a pessoa idosa é preservar direitos, histórias e vidas.

Deixe uma resposta