Nutricionistas realizam Mini Avaliação Nutricional com alunos do CCI

Dentro do Programa de Atividades Integrativas do Ipsemc, na manhã desta quinta (03), no pátio externo do instituto, um grupo de 30 alunos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participou de uma Mini Avaliação Nutricional (MAN) e assistiu palestras com o tema Alimentação e Saúde. O evento foi coordenado pelas nutricionistas Adryana Kelly Pessoa Borges e Elenice dos Santos Siqueira que utilizarão os dados obtidos em seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Especialização em Nutrição Clínica da Universidade Estácio de Sá.

A Coordenadora Prof.ª Vanessa Lena abriu o evento apresentando os objetivos das profissionais de saúde e agradecendo a presença do público. Em seguida, os alunos do CCI foram submetidos à medição de pressão e de peso e responderam ao questionário da MAN, que é padronizado e objetiva identificar o risco de desnutrição nos idosos. A MAN é composto por 18 itens, que incluem avaliação antropométrica, questionário alimentar, avaliação global e auto-avaliação. Os resultados obtidos permitem classificar o idoso em bem-nutrido, em risco nutricional e na categoria de desnutrição.

Logo após a aplicação da MAN, as nutricionistas Adryana Kelly e Elenice dos Santos apresentaram uma palestra sobre a relação direta entre alimentação e saúde, focando os riscos e cuidados principalmente na Terceira Idade. Para Adrianna Kelly “A experiência foi muito válida e enriquecedora, porque nunca antes tivemos contato tão próximo com tantos idosos de uma vez só. Geralmente, os que já atendemos em instituições de saúde possuem quadros nutricionais preocupantes, mas o grupo pesquisado aqui, isto é, os alunos do CCI possuem muito conhecimento sobre saúde, sobre o que podem e o que não podem comer e demonstram muita curiosidade, questionam bastante. Eles sabem a importância de estar dentro dos padrões, de tomar água, leite, comer frutas e verduras, além de praticar muitas atividades físicas. Acredito que seja pelo trabalho desenvolvido no CCI, por isso apresentam um estado nutricional muito positivo pelo que pudemos identificar nos questionários”, concluiu.

“Agradecemos muito a participação dos alunos, que compreenderam nossa pesquisa. Agradecemos ainda a todos os profissionais do Ipsemc que nos deram todo apoio e à Lea Praxedes, que autorizou a realização desse trabalho. A todos nosso sincero agradecimento!”, completou Elenice dos Santos.

Segundo as nutricionistas, brevemente os dados serão analisados de modo mais minucioso e os resultados serão enviados para o Ipsemc e CCI.