Corpo de Bombeiros ministra no Ipsemc a palestra “Prevenção contra acidentes”

Em comemoração aos 22 anos de fundação do Corpo de Bombeiros de Cabedelo, às 9h, na manhã desta terça (25), os Sgts Erivan e Nóbrega e o Cb Meirellando representando a corporação ministraram uma palestra sobre prevenção contra acidentes para os alunos do CCI (Centro de Convivência do Idoso), no pátio externo do Ipsemc. O evento também faz parte do projeto de atividades integrativas desenvolvido pelo Ipsemc em parceria com o CCI.

A Presidente do Ipsemc Léa Praxedes e a Coordenadora Vanessa Lena saudaram o público e explicaram os objetivos da palestra, agradecendo ainda aos representantes do Corpo de Bombeiros pela presença e desprendimento. O evento reuniu um público de cerca de 30 idosos, todos alunos do CCI, os quais foram motivados a levantar questões sobre problemas e dúvidas mais comuns em relação à segurança em seu ambiente doméstico.

Um dos temas mais comentados foi sobre os riscos e procedimentos corretos quanto ao uso, troca, manuseio e local para guardar o botijão de gás, bem como cuidados com a validade da mangueira do botijão que precisa ser trocada periodicamente. Foram levantadas questões ainda como: pisos antiderrapantes, cuidados especiais com tapetes, resgate de animais, uso da panela de pressão, entre outros. O Sgt. Nóbrega destacou ainda que o Corpo de Bombeiros está aberto 24 horas por dia para atender chamados e realizar trabalhos de salvamento e que em caso de acidentes todos precisam manter a calma.

Sgt. Erivan explicou que a palestra foi o primeiro evento desse tipo realizado pelo Corpo de Bombeiros de Cabedelo, que busca uma aproximação maior com a sociedade a fim de conscientizá-los sobre vários tipos de acidentes que podem ser evitados com práticas mais conscientes dentro e fora de casa.

Para a Prof.ª Valdenice, aluna do CCI: “foi uma ótima oportunidade para saber onde e como guardar o meu botijão de gás e muitas coisas que eles falaram eu realmente não sabia”.