Grupo de atividades integrativas do CCI/Ipsemc visita o abrigo da AMEM

No Dia Mundial e Nacional do Idoso, ocorrido em 01 de outubro, o grupo de atividades integrativas do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e Ipsemc realizou uma visita de solidariedade à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), localizada no km 11 da BR 230,  Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo. Cerca de 70 idosos participaram da ação que procurou valorizar o trabalho realizado na instituição, levar lazer, descontração, interação e alegria e criar laços com os idosos assistidos pela AMEM, como forma ainda de comemorar a data. O grupo foi conduzido em ônibus cedidos pela Prefeitura de Cabedelo.

PROGRAMAÇÃO DA VISITA

1 – Apresentação do grupo de atividades integrativas e agradecimentos pela profª Vanessa Lena, Coordenadora do CCI, que também é Presidente do Conselho Municipal do Idoso.
2 – Leitura de poesia  pelo sr. Paulo, morador da AMEM, em homenagem ao Dia Internacional do Idoso.

3 – Apresentação de músicas tocadas pelo grupo de violão do CCI, formado por Maria Elza, Maria Severina, Severino Rosemiro e Vera Lúcia Guedes, sob a coordenação do Prof. Adriano Taurino.
4 – Momento de descontração com músicas para o grupo do CCI dançar e se socializar com os internos, tendo como fundo musical marchinhas carnavalescas dos anos 40 e 50, que contou com grande receptividades dos moradores do abrigo.
5 – Apresentação do grupo de Dança “Luz e Cor”, coordenado pela Prof.ª Maria Mô.

Maria da Glória, integrante do grupo do CCI, ofereceu seu trabalho voluntário como cabeleireira e realizou cortes de cabelo em alguns moradores do abrigo que se encontravam acamados.
CONFIRA MAIS IMAGENS

SOBRE A AMEM

O Abrigo do Amem existe há 41 anos, sustentado por doações e convênios. Atualmente, residem e recebem assistência médica e social 40 idosos, divididos entre homens e mulheres, muitos deles foram recolhidos das ruas e não têm contato com familiares. A visita ao abrigo da AMEM é uma iniciativa do CCI e Ipsemc, realizada anualmente e faz parte do seu calendário de atividades.

SOBRE O CCI

O CCI é uma instituição criada pela Lei 1.529 da Prefeitura Municipal de Cabedelo, com a finalidade  de assegurar  a execução de políticas de atendimento e defesa dos direitos do idoso prevista na Lei n° 8.842/94 e Lei n° 10.741/03 (Estatuto  do Idoso),  notadamente  o atendimento das necessidades   sociais  do  idoso,  estimulando  a  sua integração  junto  à  família  e  à comunidade. O seu público-alvo constitui-se de pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade. Em parceria com o Ipsemc são desenvolvidas atividades integrativas, que basicamente procuram oferecer terapia ocupacional, assistência à saúde dentro dos parâmetros legais, atividades físicas e culturais e assistência psicossocial.”