Desfile Cívico de 2015

Em Cabedelo, as comemorações alusivas à Independência tiveram início no dia 05 de setembro, no bairro de Renascer. Às 16h30 do dia 7 de setembro, 30 (trinta) alunos do grupo de atividades integrativas do Ipsemc e do Centro de Convivência do Idoso (CCI) se juntaram às escolas e demais instituições que participaram do tradicional desfile cívico. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, havia cerca de 6 mil pessoas assistindo ao evento. No caso específico do grupo, foi definido um percurso menor para o desfile por se tratar de pessoas da Terceira Idade, com início em frente à Padaria Interpão e término na praça Getúlio Vargas, local em que estavam concentradas as autoridades municipais e militares, tais como prefeito Leto Viana, a Primeira-Dama, Vereadora Jacqueline Monteiro, Léa Santana Praxedes – Presidente do Ipsemc, além de autoridades das Forças Armadas Brasileiras; Comandante da Capitania dos Portos da Paraíba; entre outros.
Como tem acontecido nos últimos desfiles, o Ipsemc e o CCI apresentaram banners das atividades integrativas desenvolvidas dentro do Programa de Pós-aposentadoria (PPA), tais como hidroginástica, artesanato, dança popular, educação física, fisioterapia, terapia em grupo, dança moderna, coral, violão, música, direito do idoso, dentre outras. Estas atividades são destinadas exclusivamente para indivíduos com 60 anos acima.
Para Vanessa Lena: “foi muito gratificante sentir a acolhida e animação das pessoas com nosso desfile. Fomos muito aplaudidos, pelo que agradecemos o carinho e o respeito com nosso trabalho e esforço de cada participante. Talvez essa receptividade tenha se formado pelo fato de sermos um dos únicos grupos específicos de idosos do município a desfilar e tentar inspirar na juventude e na população local esse amor à pátria. Esse amor que independe de partidos, siglas, concepções religiosas, ideológicas etc. Hoje, vemos uma camada tão especial de jovens perdidos no mundo das drogas e sem qualquer propósito de vida, e é muito inspirador ver pessoas que já doaram seu trabalho, seu suor para construção do país ainda ali doando mais um pouco do seu tempo, do seu corpo para dizer ao país que o ama, para dizer as pessoas ‘amem seu país'”.
O Ipsemc participa do Desfile Cívico desde 2004 como forma de oportunizar o exercício da cidadania na Terceira Idade, que é essencialmente o público-alvo das atividades integrativas desenvolvidos pelo instituto em parceria com o CCI. Entre outros objetivos do desfile se destacam a necessidade de expressar o amor à Pátria, estimular a integração, o convívio e o bem-estar dos idosos vinculados ao Ipsemc.

Confira mais imagens do Desfile Cívico de 2016: