Atividades integrativas de 2018 têm início oficial em março

Conforme anunciado em reunião com o grupo de Atividades Integrativas, tiveram início em março as aulas nos turnos da manhã e tarde, distribuídas pelos pátio externo, piscina e auditório do Ipsemc bem como na sala de artes do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

As atividades que exigem maior esforço físico precisaram também de avaliação dos instrutores, a exemplo de hidroginástica e educação física, além dos exames médicos solicitados pelo CCI, como os de glicose, cardíaco, pressão arterial, entre outros. A avaliação é necessária para que os alunos sejam considerados aptos para a atividade, bem como entender as suas limitações e planejar mais especificamente os exercícios a serem trabalhados. No final das atividades, os alunos têm a sua disposição ainda água, café, leite, biscoitos entre outros.

SOBRE AS ATIVIDADES INTEGRATIVAS – O Ipsemc desenvolve desde 2005 O Programa de Atividades Integrativas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI, que é vinculado à Secretaria de Bem-Estar Social), Secretarias de Educação e Saúde e tem como principal objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para os indivíduos da Terceira Idade que se matriculam nas atividades, as quais envolvem desde passeios turísticos e educativos a exercícios físicos, como hidroginástica, postura corporal, dança (moderna e popular), além de aulas de artesanato, tratamento fisioterapêutico, e ainda festejos típicos (Carnaval, Páscoa, Confraternização Natalina etc.), palestras educativas sobre saúde, finanças e temas afins, entre outras. Atualmente, há em torno de 150 alunos participando das atividades integrativas do Ipsemc e CCI.

Quem for da Terceira idade e quiser se inscrever, desde que existam vagas porque as mesmas são limitadas, deve procurar a sede do Ipsemc, na rua Juarez Távora, nº 648, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 14h ou contatar pelo telefone (83) 3228-1434 para obter maiores informações.

SOBRE O CCI – O CCI é uma instituição criada pela Lei 1.529 da Prefeitura Municipal de Cabedelo, com a finalidade de assegurar a execução de políticas de atendimento e defesa dos direitos do idoso prevista na Lei n° 8.842/94 e Lei n° 10.741/03 (Estatuto do Idoso), notadamente o atendimento das necessidades sociais do idoso, estimulando a sua integração junto à família e à comunidade. O seu público-alvo foi definido para pessoas de 60 anos acima. Em parceria com o Ipsemc são desenvolvidas atividades integrativas, que basicamente procuram oferecer terapia ocupacional, assistência à saúde dentro dos parâmetros legais, atividades físicas e culturais e assistência psicossocial.