Atividades de Artes desenvolvidas de forma online e física

As professoras  Walquíria Araújo e Marinês Salviano, que orientam as atividades de artes do Programa de Atividades Integrativas do Ipsemc, elaboraram e já estão desde julho pondo em prática uma série de atividades para serem desenvolvidas em casa pelos alunos de artes, uma vez que no momento, por conta da pandemia do COVID-19, as aulas presenciais do Programa estão suspensas até ulterior deliberação.

O método pedagógico aplicado é a seguinte: o material é rigorosamente higienizado, conforme as normas sanitárias da OMS (Organização Mundial da Saúde), desde a seleção e separação do material, etapa feita pelas professoras com uso de máscaras, luvas e álcool em gel, o qual  é entregue na casa das alunas, que recebem o material higienizado para montagem ou reconfecção conforme sua imaginação. Após a montagem, o objeto de arte já montado pelas alunas é recolhido pelo Ipsemc, repetindo todo processo de higienização, ou seja, em todas as etapas a higienização é constante.

A orientação da atividade é feita de forma online com envio de vídeos e textos por aplicativos a fim de que as alunas entendam e desenvolvam a atividade proposta. Os materiais ficam disponíveis para exposição no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no prédio-sede do Ipsemc.

Sobre as Atividades Integrativas do Ipsemc/CCI

O Ipsemc desenvolve o Programa de Educação Previdenciária de forma geral com apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e respectivas Secretarias, cujos servidores constituem seu principal público-alvo. Já o Programa de Atividades Integrativas é desenvolvido em parceria com a PMC por meio da Secretaria de Assistência Social, ao qual o CCI – Centro de Convivência do Idoso é diretamente vinculado.  Também são parceiras do Programa de Atividades Integrativas: • Secretarias de Educação, que designa e cede professores para diferentes atividades; • Secretaria de Saúde, que contribui designando profissionais de medicina, enfermagem, fisioterapia, entre outros para avaliar os alunos ou profissionais diversos para seminários sobre temas da área de saúde; e • Secretaria de Transporte – que cede transporte gratuito para viagens sempre que disponível.