Prof. Adriano Taurino desenvolve online atividade integrativa de violão

O prof. Adriano Taurino orienta a Atividade de Violão do Programa de Atividades Integrativas do Ipsemc/CCI e desde julho pôs em prática um novo método de ensino para auxiliar seus alunos a desenvolver em casa as aulas de violão propostas, uma vez que no momento, por conta da pandemia do COVID-19, as aulas presenciais do Programa estão suspensas até autorização para aulas presenciais.

Como a música e o violão envolvem várias percepções do aluno, mas especialmente o tato e a audição, prof. Adriano optou por aulas individuais, já que no momento a atividade conta com 7 alunos matriculados. Segundo Adriano “o trabalhar individualmente cada aluno permite delinear melhor as aspectos a serem melhor trabalhados e que exigem mais atenção, a fim de obter o resultado sonoro esperado e em músicas que serão posteriormente trabalhadas em grupo, que é outra questão difícil, mas vários profissionais têm demonstrado na internet que é possível”, conclui o professor.  Assim. apesar da aula ser individual, as questões de ensino-aprendizagem básicas são as mesmas. Os alunos ensaiam a mesma música com o violão nas mãos e juntamente com o professor online em chamada de vídeo para dar as instruções necessárias. Todo material de ensaio é entregue ao aluno via internet. Não existe, neste método, contato físico.

Sobre as Atividades Integrativas do Ipsemc/CCI

O Ipsemc desenvolve o Programa de Educação Previdenciária de forma geral com apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e respectivas Secretarias, cujos servidores constituem seu principal público-alvo. Já o Programa de Atividades Integrativas é desenvolvido em parceria com a PMC por meio da Secretaria de Assistência Social, ao qual o CCI – Centro de Convivência do Idoso é diretamente vinculado.  Também são parceiras do Programa de Atividades Integrativas: • Secretarias de Educação, que designa e cede professores para diferentes atividades; • Secretaria de Saúde, que contribui designando profissionais de medicina, enfermagem, fisioterapia, entre outros para avaliar os alunos ou profissionais diversos para seminários sobre temas da área de saúde; e • Secretaria de Transporte – que cede transporte gratuito para viagens sempre que disponível.