Alunos da FCM esclarecem dúvidas sobre dor crônica com idosos do Programa de Atividades Integrativas

Alunos do 5º período do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) conduziram uma roda de conversa focada em dor crônica com participação dos idosos inscritos no Programa de Atividades Integrativas, projeto desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc), em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI).

A dor crônica, definida como uma dor persistente que dura por mais de três meses, representa um desafio significativo para os idosos, afetando sua saúde física, sua qualidade de vida, independência e bem-estar. Na atividade foram abordados do modo mais simples possível conceitos básicos sobre a dor crônica, suas causas, consequências e as melhores estratégias de manejo. O objetivo foi empoderar os participantes com conhecimento e recursos para enfrentar essa condição, promovendo uma vida mais saudável e ativa. A discussão ressaltou que, apesar dos desafios, a dor crônica pode ser gerenciada com sucesso através de uma abordagem integrada, envolvendo atividades físicas adaptadas, terapias complementares e suporte psicológico.

Este encontro é resultado do esforço contínuo da FCM em prestar também serviço comunitário aos cidadãos do município de Cabedelo, bem como do Ipsemc e CCI em promover seu Programa de Educação Previdenciária (PEP) e qualidade de vida para a terceira idade. Através de iniciativas como esta, reafirma-se a importância de criar espaços de diálogo e aprendizado que atendam às necessidades específicas dos idosos, reconhecendo-os como membros valiosos da comunidade.

Sobre o método da roda de conversa

Uma roda de conversa é um método de diálogo em grupo no qual os participantes se reúnem em círculo para discutir temas de interesse comum de maneira horizontal (inclusiva, em que todos têm direito a voz) e democrática. Esse formato promove a participação ativa de todos, permitindo a troca de experiências, conhecimentos e opiniões, facilitando o aprendizado coletivo e a construção de soluções colaborativas.