Iniciativa da FCM em colaboração com Ipsemc e CCI avalia risco de quedas em idosos

 

No último dia 15 de março de 2024, uma iniciativa exemplar foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de Monte Castelo, em Cabedelo, onde alunos do Programa de Atividades Integrativas do Ipsemc e do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participaram de uma atividade promovida por estudantes do 5º período de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) de Cabedelo. Esta atividade teve como foco a avaliação do risco de quedas e a escala de funcionalidade dos idosos, empregando uma abordagem tranquila e segura, puramente avaliativa.

A realização dessa atividade pelo Ipsemc e CCI, em colaboração com futuros profissionais da saúde destaca a importância de avaliar os riscos de quedas e a capacidade funcional dos idosos e aponta que deve haver uma maior atenção e compromisso com a promoção de um envelhecimento ativo e saudável. Ações como essas são essenciais para sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de cuidados preventivos e adaptações no estilo de vida que podem significativamente melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos, permitindo-lhes viver de maneira mais independente e segura.

Não é um tema muito debatido no dia a dia, mas a capacidade funcional do idoso, entendida como sua habilidade para realizar atividades cotidianas essenciais, é considerada o maior preditor de morbidade e mortalidade nesta população. Limitações funcionais estão diretamente relacionadas à deterioração da qualidade de vida e à necessidade de institucionalização. Conforme dados do Ministério da Saúde, mais da metade dos idosos relatam dificuldades de mobilidade, e cerca de 32% dos indivíduos com mais de 65 anos enfrentam obstáculos em atividades básicas do dia a dia, como vestir-se e realizar a higiene pessoal. As limitações aumentam com a idade e são mais prevalentes entre as mulheres. No entanto, é fundamental destacar que o declínio funcional na terceira idade não é uma inevitabilidade e pode ser gerenciado para permitir que muitos idosos mantenham sua independência.

Em suma, a iniciativa do Ipsemc e do CCI é um valioso lembrete de que, com a abordagem correta e o apoio necessário, o processo de envelhecimento pode ser vivido com dignidade e independência. Isso não apenas beneficia diretamente os idosos, mas também contribui para uma sociedade mais inclusiva e cuidadosa.

Deixe uma resposta