2ª edição do Curso de Cozinha Brasil concluída com sucesso no Ipsemc

No período de 29 a 31 de julho, foi realizado no Ipsemc mais uma edição do Curso de Cozinha Brasil do SESI (Serviço Social da Indústria), uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Cabedelo por meio das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) e de Ação e Inclusão Social (Semais). A primeira edição do curso foi tão bem aceita que várias pessoas solicitaram à Semais sua realização. O Ipsemc teve o privilégio de novamente sediar o curso, em que os alunos das atividades integrativas do instituto puderam se inscrever e adquirir conhecimentos importantes para saúde e higiene alimentar.

O evento foi aberto pela Secretária da SEPM, Mônica Pimentel, e por Euzo Chaves, Secretário da Semais, que falaram sobre a importância do curso, em que cada um deve se aplicar e aproveitar os conhecimentos passados para uma melhor qualidade de vida, por meio de uma prática alimentícia saudável e equilibrada.

O projeto faz parte da política pública de qualificação profissional que a Prefeitura tem desenvolvido junto aos trabalhadores do município, principalmente os que laboram em ambientes de natureza alimentar, como bares, restaurantes, setor hoteleiro, escolas, creches etc. Aos que trabalham em escolas, por exemplo, com os conhecimentos adquiridos no curso se capacitam para tirar melhor proveito dos alimentos, com base na higiene, na saúde e na economia, pois no curso é também ensinado como evitar gastos desnecessários com alimentos.

Ao todo se inscreveram 120 alunos, preenchendo todas as vagas disponíveis e formando duas turmas de 60 alunos cada, uma no período da manhã e outra na tarde. As aulas foram ministradas no pátio externo do Ipsemc pelas nutricionistas Wanderleya Bezerra Costa e Angélica Barros, que contaram com o apoio da auxiliar de cozinha Kátia Barbosa.

As aulas tiveram caráter teórico e prático e o conteúdo programático envolveu basicamente noções sobre os alimentos e suas funções, cuidados e higiene no preparo e conservação dos alimentos, planejamento de compras, congelamento e descongelamento de alimentos, consumo consciente, escolha dos alimentos adequados para uma alimentação saudável, entre outros.

O encerramento do curso contou com a presença de Mônica Pimentel – Secretária da SEPM, Euzo Chaves – Secretário da Semais, Léa Santana Praxedes – Presidente do Ipsemc, Vanessa Lena – Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI), entre outros. Todos os participantes que assistiram assiduamente às aulas receberam o certificado e uma cartilha de receitas.

Léa Praxedes expressou sua alegria de ver mais uma turma interessada em aprender coisas novas e úteis e enfatizou para os alunos a importância da reciclagem em relação também à alimentação, que foi um dos temas do curso, uma vez que tem sido implantada essa consciência na gestão dos recursos do Ipsemc, seja na coleta de lixo seja no reaproveitamento de materiais, bem como na economia de água, luz etc.

Mônica Pimentel parabenizou a todos os alunos por terem aproveitado a oportunidade e pela motivação de aprender, afirmando que se pelo menos 50% do que foi repassado em termos de conhecimento tiver ficado na cabeça deles para colocá-los em prática no dia a dia, o objetivo da SEPM já teria sido atingido.

A todos os alunos do curso o Ipsemc deixa seu sincero cumprimento e espera que tirem o máximo de proveito de todo conhecimento passado. Sucessos!