SEDUC, SEJEL e CBMPB realizam 2º Módulo Prático da Formação Continuada em Primeiros Socorros no Ipsemc

Com o objetivo de capacitar os profissionais de Educação Física da rede municipal para agir em situações de emergência, o treinamento aconteceu no pátio externo do Instituto, onde os participantes puderam vivenciar, de forma prática, os principais procedimentos de primeiros socorros.

Durante o curso, foram abordadas técnicas essenciais como:

  • Avaliação inicial das vítimas;
  • RCP – Reanimação Cardiopulmonar (em casos de Parada Cardiorrespiratória – PCR);
  • Manobras de desobstrução em casos de engasgo;
  • Atendimento em situações de choque elétrico;
  • Identificação e manejo de síncope e convulsões;
  • Cuidados com quedas e fraturas, incluindo técnicas de imobilização.

O momento foi conduzido por instrutores do Corpo de Bombeiros, que ofereceram demonstrações ao vivo, esclareceram dúvidas e orientaram os participantes de forma clara e acessível.

👏 Parabenizamos todos os professores envolvidos, que demonstraram comprometimento com a formação continuada e com a segurança da comunidade escolar. Um investimento valioso em prevenção e preparo!

Trem do Forró edição 2025 – festejo junino com alegria e integração com o CCI

Hoje (17/06), também tivemos a presença de alguns dos nossos alunos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), acompanhadas da coordenadora Vanessa Vencato, participando com entusiasmo do tradicional Trem do Forró, evento promovido pela Secretaria de Bem-Estar e Ação Social (SEMAS) da Prefeitura Municipal de Cabedelo.

O passeio junino sobre trilhos é uma celebração cultural que envolve integração, diversão e valorização da convivência, proporcionando aos participantes um espaço de bem-estar emocional, físico e social.

O clima de festa foi embalado por músicas típicas, danças, trajes coloridos e muita animação, reforçando o papel essencial das atividades lúdicas na qualidade de vida da pessoa idosa.

A participação no evento fortalece a missão do Programa de Atividades Integrativas, desenvolvido pelo IPSEMC em parceria com a Prefeitura de Cabedelo, por meio do CCI, com o apoio das Secretarias de Bem-Estar, Saúde e Educação. A iniciativa tem como foco a promoção de um envelhecimento ativo, saudável e participativo.

Nosso reconhecimento e gratidão a todas as participantes, que com energia, leveza e espírito comunitário tornaram este momento ainda mais especial!

Arte, integração e celebração junina no CCI do IPSEMC

Nesta segunda-feira, 16 de junho de 2025, o pátio interno do IPSEMC foi palco de mais uma ação do Programa de Atividades Integrativas, com a comemoração junina da oficina de Artes Visuais, coordenada pelas professoras Walquíria Araújo e Marinês Salviano. O encontro foi marcado por momentos de descontração, dança, partilha e muita criatividade — com destaque para as lembranças confeccionadas com materiais recicláveis, todas produzidas pelas próprias participantes.

Segundo a professora Walquíria, “é sempre gratificante unir a leveza dos encontros festivos à força da expressão artística. Esses momentos fortalecem a autoestima, promovem bem-estar e estimulam o senso de pertencimento e a criatividade das participantes”.

A todos que contribuíram com alegria, dedicação e carinho para a realização deste momento especial, o nosso sincero agradecimento!

Sobre o Programa de Atividades Integrativas

Desde 2005, o IPSEMC desenvolve o Programa de Atividades Integrativas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), com apoio das Secretarias de Bem-Estar Social, Educação e Saúde. O objetivo é promover qualidade de vida aos idosos matriculados, por meio de atividades culturais, físicas, educativas e recreativas.

Sobre o Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Criado pela Lei Municipal nº 1.529, o CCI atua na garantia dos direitos da pessoa idosa previstos na Lei nº 8.842/94 e no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). A instituição oferece atividades físicas, culturais e psicossociais para pessoas com 60 anos ou mais, promovendo saúde, integração familiar e comunitária, bem como o envelhecimento ativo e participativo.

IPSEMC adere às campanhas Junho Violeta e Vermelho

💜❤ Todo tempo é tempo de cuidado, respeito e solidariedade.

O IPSEMC se une às campanhas Junho Violeta e Junho Vermelho para promover a conscientização sobre a importância do combate à violência contra a pessoa idosa e da doação de sangue

💜 Junho Violeta – Respeito à Pessoa Idosa

A violência contra idosos é uma realidade alarmante. No Brasil, mais de 42 mil denúncias foram registradas apenas no 1º trimestre de 2024. A maioria dos casos acontece dentro da própria casa e tem como agressores filhos ou netos.

🚨 As formas mais comuns de violência são:

  • Negligência e abandono;
  • Violência psicológica e moral;
  • Violência física e patrimonial.

A Paraíba instituiu a Campanha Junho Violeta (Lei nº 12.707/2023), que integra o calendário estadual de mobilização. É dever do Estado e da sociedade garantir a proteção e a dignidade da pessoa idosa.

📞 Denuncie:

  • Disque 100 (nacional, gratuito e 24h);
  • Disque 155 (serviço gratuito da Paraíba).

Violência contra idosos é crime. Respeitar a pessoa idosa é respeitar a história de todos nós.

🔴 Junho Vermelho – Campanha Mundial de incentivo à Doação de Sangue:

No Brasil, apenas 1,6% da população é doadora de sangue, abaixo do ideal recomendado pela OMS (3% a 5%). Ainda assim, foram coletadas mais de 3,2 milhões de bolsas pelo SUS em 2023. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

📌 Para doar, é necessário:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores com autorização);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar em bom estado de saúde;
  • Levar documento oficial com foto.

Evite alimentos gordurosos antes da doação e não esteja em jejum.

📍Na Paraíba, há dois hemocentros estaduais e sete hemonúcleos para acolher o doador de sangue. Doe sangue, mesmo sem saber para quem. Toda vida é importante para alguém.

AFYA – Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba realiza ação de saúde no Ipsemc

Na manhã desta sexta-feira (31/05), a AFYA- Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, em parceria com IPSEMC e Centro de Convivência do Idoso (CCI), promoveu uma ação de saúde com alunos do Programa de Atividades Integrativas, servidores do Instituto e estudantes da área da saúde. A ação está dentro do Programa  60+ desenvolvido pela AFYA.

Durante o evento, foram oferecidos atendimentos como aferição de pressão arterial, testes de força muscular para rastreio de sarcopenia, orientações clínicas, atividades de alongamento, exercícios de relaxamento e até momentos de música ao vivo, proporcionando bem-estar e integração social aos participantes.

A iniciativa foi coordenada pela professora Raquel Fonseca, docente da Afya, que atua diretamente com projetos de atenção ao idoso, e pela coordenadora do CCI, Vanessa Lena, responsável pela organização do Programa de Atividades Integrativas.

O IPSEMC agradece a todos os alunos e professores envolvidos da Afya Paraíba pela dedicação, e reforça a importância de parcerias como essa para garantir qualidade de vida à população idosa do município.

“Cuidar do envelhecimento é garantir dignidade. E ações como essa demonstram o quanto a integração entre educação, saúde e previdência pode transformar vidas”, destacou a coordenação do CCI, Vanessa Lena.

Dia Mundial da Saúde – Cuidar da saúde é também um compromisso previdenciário

Celebrado anualmente em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é uma data que convida à reflexão sobre hábitos e práticas que promovam qualidade de vida e bem-estar. Para o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (IPSEMC), a saúde dos servidores ativos e inativos está diretamente ligada à sustentabilidade do sistema previdenciário.

Uma parte significativa das concessões de benefícios, afastamentos e readaptações de função está relacionada a questões de saúde física ou mental. Por isso, o cuidado contínuo com a saúde deve ser uma prioridade não apenas individual, mas também institucional, com atenção especial por parte dos gestores públicos à promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e acolhedores.

Ao investir na prevenção, com hábitos como alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e acompanhamento médico periódico, o servidor colabora ativamente para sua própria qualidade de vida e contribui para a redução de afastamentos e custos com tratamentos e medicamentos. Essas atitudes impactam positivamente tanto no presente quanto no futuro previdenciário, fortalecendo o equilíbrio do sistema para todos.

O IPSEMC reafirma seu compromisso com a valorização da saúde como pilar fundamental para o bem-estar dos servidores e para uma previdência justa e sustentável.