Programa de Preparação dos Servidores para Aposentadoria

O Programa de Preparação dos Servidores para Aposentadoria - PPA é desenvolvido pelo IPSEMC com a finalidade de disseminar os direitos e deveres previdenciários do servidor público municipal de Cabedelo, com o propósito de prepará-lo para a aposentadoria e oferecer-lhe uma Vida Saudável, a fim de que o mesmo possa adentrar à nova fase com uma melhor qualidade de vida. Além de desenvolver ações de informação e conscientização sobre direitos e deveres previdenciários, o Programa vai ao encontro da comunidade de servidores e a prepara para usufruir, com tranquilidade e segurança, de tudo aquilo que a previdência pública municipal, enquanto sistema de proteção social, pode oferecer.

Estrutura

Todos os membros do PPA são servidores do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo - IPSEMC e da Prefeitura, sendo estruturado de acordo com a pauta do evento a ser realizado.

Por meio das ações desenvolvidas pelo PPA, o IPSEMC diversifica as suas formas de relacionamento com os beneficiários. Entre as atividades promovidas pelo Programa destacam-se:

Ações de Orientação e Informação - caracterizam-se pelo atendimento individual ao cidadão, durante a ação educativa sobre Previdência Municipal realizada na sede própria do IPSEMC, em feiras de exposição, nas ações e/ou mutirões de cidadania, ou seja, onde houver oportunidade de realização.

Palestras, cursos, seminários - são realizadas em parceria com a Prefeitura e com entidades da sociedade civil organizada, nas quais são abordados temas sobre: previdência; saúde; finanças; bem-estar na melhor idade; ecologia, entre outros. Contando com a elaboração de: Folder informativo; Cartilha Previdenciária; Pesquisa de satisfação;

Programas de Mídia - o rádio e a TV também são ferramentas de disseminação das informações previdenciárias que poderão ser utilizadas pelo PPA.

COMPROMISSO

As ações do PPA vão muito além do ato de informar. Ao estabelecer a interlocução entre a Instituição e a comunidade beneficiária, o Programa inclui os temas previdenciários nos diálogos sociais, auxiliando os indivíduos a compreenderem e a exercerem seus direitos. Ao final, o que se pretende é ampliar o nível de cobertura previdenciária, objetivo de longo prazo. Porém, ao incentivar a inclusão no sistema, o PPA também contribui para a redução da informalidade e para a ampliação da educação na área, sensibilizando os servidores ao tempo em que desenvolve a cultura previdenciária tão necessária à subsistência do mesmo. Promover a inclusão dos servidores no Sistema Previdenciário, divulgar as ações do IPSEMC e valorizar a cidadania é o compromisso do PPA.O IPSEMC deseja "VIDA SAUDÁVEL" para todos!

Download da Cartilha PPA

CNPJ: 41.216.755/0001-05

Rua Vereador Benedito Ribeiro de Araújo, 648 Formosa

Cabedelo, PB - CEP 58101-132

ipsemc@ipsemc.pb.gov.br

(83) 3228-4799 / 1434

(83) 3228-1434

Horário de atendimento: 08:00 às 14:00

IPSEMC nas redes

Segurados

Ativos: 2195
Aposentados: 512
Pensionistas:111
Ref.: 12/2023